Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Dom Pedro II e a chegada do telégrafo ao Brasil

Ao longo de mais de cem anos, o telégrafo incorporou-se ao cotidiano dos povos, acelerou a comunicação e mudou o modo de descrever os acontecimentos na sociedade

M.R. Terci Publicado em 19/03/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
D. Pedro II em imagem colorizada - Creative Commons
D. Pedro II em imagem colorizada - Creative Commons

“A comunicação dos pensamentos, das ordens, das notícias já não encontra demora na distância.” Assim anunciava o ministro Eusébio de Queiroz, a Dom Pedro II, o êxito da implantação da primeira linha de telégrafo elétrico, em 1852, numa primeira etapa ligando a Quinta Imperial ao Quartel General do Exército, sanando a necessidade de expedir ordens rápidas para a repressão ao tráfico de escravos.

O império dos trópicos encontrou o auge de seu desenvolvimento nos anos 1850, quando o país buscava acompanhar a marcha do progresso com a implantação de estradas de ferro, da iluminação a gás e do telégrafo elétrico.

Em vinte anos, o Império estendeu quilómetros de linhas telegráficas ligando 182 estações, capazes de “estreitar num sólido e vigoroso laço de fio todo o vasto litoral de um ao outro extremo do país”.

Telégrafo / Crédito: Divulgação

Em 1866, o navio inglês Great Eastern estendeu um cabo submarino entre a Europa e a América do Norte, vencendo a chamada barreira da imensidão do oceano. Dom Pedro II, um entusiasta das inovações tecnológicas, não perdeu tempo. A telegrafia ultramarina poderia tornar avizinhar o Brasil da Europa, estreitando as relações com vista a divisas políticas e econômicas.

Em 1872, concedeu ao Barão de Mauá o direito de lançar cabos submarinos e explorar a telegrafia elétrica entre o Brasil e a Europa por 20 anos. Coube ao recém construído Hooper, segundo maior navio do mundo no ramo, estender 1150 milhas náuticas de cabo submarino, de Recife até o banco de Bragança a 75 milhas de Belém.

A linha foi inaugurada em setembro de 1873, com trocas de telegramas entre os governantes das duas províncias, e, em dezembro do mesmo ano, foi também concluída a ligação entre Salvador e Rio de Janeiro. A eletricidade agora ligava as cidades mais importantes do Império.

Seis meses depois, em 1874, partindo do Rio de Janeiro, cruzando o Atlântico até Cabo Verde, Ilha da Madeira e Carcavelos em Portugal, chegava a primeira transmissão telegráfica. Tratava-se de uma mensagem de Dom Pedro II informando o feito para a rainha Vitória e ao rei Dom Luís, de Portugal.

Pintura de Dom Pedro II / Crédito: Wikimedia Commons

Ao longo de um século e meio, o telégrafo incorporou-se ao cotidiano dos povos, acelerou a comunicação e mudou o modo de descrever os acontecimentos. Sua difusão e seu desenvolvimento criaram uma cultura própria, com vocabulário, linguagem, ritmo e formas de comunicar compartilhados por milhões de pessoas em todo o mundo.

O cabo submarino do Barão de Mauá permaneceu em uso até o ano de 1973.


M.R. Terci é escritor e roteirista; criador de “Imperiais de Gran Abuelo” (2018), romance finalista no Prêmio Cubo de Ouro, que tem como cenário a Guerra Paraguai, e “Bairro da Cripta” (2019), ambientado na Belle Époque brasileira, ambos publicados pela Editora Pandorga.


++Saiba mais sobre Dom Pedro II por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho (2007) - https://amzn.to/2pP3Ym4

As viagens de D. Pedro II: Oriente médio e áfrica do norte, 1871 e 1876, de Roberto Khatlab (2015) - https://amzn.to/33sspUS

Dom Pedro II na Alemanha: Uma amizade tradicional, de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança (2014) - https://amzn.to/34yeNYV

As Barbas do Imperador, de Liliam Schwarcz (1998) - https://amzn.to/2NpJAB3

D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos,de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2VVyyry

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W