Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Don Gorske, o homem que comeu 30 mil Big Macs

O recordista norte-americano já chegou a comer mais de nove hambúrgueres em um só dia

Victória Gearini Publicado em 23/01/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Don Gorske, recordista mundial - Divulgação
Don Gorske, recordista mundial - Divulgação

Conhecido como o entusiasta do Big Mac, o norte-americano Don Gorske ficou famoso após bater o recorde mundial, por ter comido 30.000 hambúrgueres da rede de fast food McDonald's. Tal fato lhe rendeu um espaço no Guinness Book of Records, tornando-se o personagem central dos documentários Super Size Me (2004) e Don Gorske: Mac Daddy (2005). Gorske escreveu, ainda, a obra 22.477 Big Macs (2008).

Em sua autobiografia, Gorske afirmou que a primeira vez que comeu no McDonald's foi em 17 de maio de 1972, logo após ter comprado seu primeiro carro. Na ocasião, o rapaz ingeriu três Big Macs na hora do almoço. Naquele mesmo dia, Gorske voltou mais duas vezes ao estabelecimento, consumindo nove hambúrgueres de uma só vez. 

Segundo o recordista, ele teria ingerido 265 Big Macs no mês seguinte, o equivalente a 8 ou 9 lanches por dia. Outro fato curioso é que Gorske não bebe nada além de Coca-Cola, mas não costuma comer batatas fritas. 

Fanatismo pelo McDonald's

Gorske tinha o hábito de colecionar as embalagens dos lanches que ingeria. Além disso, o entusiasta do Big Mac conheceu sua esposa Mary, no McDonald's, em 1975. Segundo o recordista, para homenagear o primeiro encontro, ele teria a pedido, ainda, em casamento em uma das franquias. 

Norte-americano Don Gorske, recordista mundial / Crédito: Divulgação

A admiração de Gorske é tão grande, que ele instalou uma estátua de Ronald McDonald em seu quintal, além disso, comeu apenas uma vez na vida o lanche Burger King Whopper, após seu amigo desafiá-lo. 

Tanto no Natal quanto em seus aniversário, Gorske celebra as datas com mais Big Macs, enquanto o resto de sua família e amigos degustam outros alimentos. Desde a primeira vez que experimentou o lanche, até os dias atuais, apenas oito dias separados ele não comeu nenhum Big Mac, sendo uma destas ocasiões a morte de sua mãe morreu, que em seu leito de morte pediu para o filho não comer nenhum hambúrguer

Don Gorske, na obra 22.477 Big Macs (2008) / Divulgação / Amazon

As outras vezes que Gorske não comeu no McDonald's estão ligadas a eventos climáticos, pois em períodos de nevasca os estabelecimentos fecham suas portas. Atualmente, o americano possui um estoque emergencial em sua casa, para caso aconteça algum contratempo. 

Calorias adentro

Em 2003, Don Gorske ingeriu 741 Big Macs, cerca de dois Big Macs por dia, ou seja, um consumo diário de 1.080 calorias, segundo dados nutricionais feitos pelo McDonald's. Pesquisas do USDA recomendam um consumo de 2.200 calorias por dia. Embora Gorske coma alimentos ricos em calorias, ele mantém seu peso estável, pois ingere menos calorias do que o recomendado. Já em 4 de maio de 2018, Gorske comeu seu 30.000º Big Mac, o que lhe rendeu um lugar no Guinness Book of Records.


+Conheça outros recordes inusitados por meio do Guinness World Records 2024, disponível na Amazon: https://amzn.to/42ckIkP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W