Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Dora Ratjen: a conturbada saga do esportista que participou como mulher das Olimpíadas de Hitler

Durante as investigações, as autoridades descobriram uma história emblemática por trás do atleta alemão

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/10/2019, às 11h03 - Atualizado em 04/06/2021, às 15h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Dora Ratjen - Arquivo Federal Alemão / Domínio Público, via Wikimedia Commons
Retrato de Dora Ratjen - Arquivo Federal Alemão / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Em 1936, durante as Olimpíadas organizadas por Adolf Hitler, Dora Ratjen foi campeã de salto com vara. Contudo, após um insólito episódio a atleta alemã foi alvo de investigações devido a sua aparência “masculina”.

Na época, o líder nazista mandou organizar as Olimpíadas, com o intuito de ajudar na promoção do nazismo e ideologia de superioridade ariana. Contudo, a história de Ratjen trata de um assunto completamente diferente. 

Alvo de investigações, Ratjen marcou a história da competição, após o seu caso peculiar revelar uma trajetória conturbada e emblemática.

O interrogatório

Dora Ratjen foi uma atleta alemã que praticava a modalidade do salto com vara. Logo depois de ganhar a medalha de ouro na categoria para mulheres, a mulher chamou a atenção de um maquinista durante uma viagem de trem por sua aparência “masculina”. O funcionário teria dito à polícia que “um homem vestido de mulher” estava no trem.

A surpresa do homem abriu brecha para que uma investigação sobre Ratjen começasse. O caso aconteceu no dia 21 de setembro de 1938 e, em alguns dias, a atleta foi presa em Magdenburg, na Alemanha, onde começou a ser interrogada pelas autoridades —  principalmente sobre sua imagem.

Ela decidiu contar toda sua história, desde o momento em que nasceu. Mas nenhum dos policiais, nem mesmo as pessoas que souberam sobre o caso depois, esperavam pelo que a moça iria falar. O pai de Dora, Heinrich, também foi convocado para testemunhar. 

Salto de Dora Ratjen durante as Olimpíadas de Hitler / Crédito: Arquivo Federal Alemão / Domínio Público, via Wikimedia Commons

“Eu não estava na cabeceira da minha esposa durante o parto, mas estava na cozinha na época. Quando a criança nasceu, a parteira me chamou: 'Heini, é um menino!' Mas cinco minutos depois ela me disse: 'Afinal, é uma menina’”, explicou. 

Criado como menina

Ela revelou que, na verdade, havia nascido biologicamente como um homem, mas que tinha sido criada como uma mulher. 

“Meus pais me criaram como menina. Eu, portanto, vesti roupas de menina toda a minha infância. Mas a partir dos 10 ou 11 anos, comecei a perceber que não era do sexo feminino, mas do sexo masculino. No entanto, nunca perguntei a meus pais por que eu tinha que usar roupas femininas, mesmo sendo homem”, disse em um dos interrogatórios.

Todas as conversas de Ratjen com a polícia alemã foram gravadas e transcritas. Em 2009, a revista alemã Der Spiegel entrou em contato com o caso e com as decupagens das autoridades e publicou um artigo esclarecendo, enfim, a história. 

Depois da “confissão”, um médico foi chamado para analisar o corpo da atleta. Ele chegou a conclusão que as características sexuais eram, com certeza, masculinas, mas o órgão genital gerou dúvidas no especialista. 

Mesmo que definitivamente Ratjen fosse um homem, de forma biológica, o médico percebeu que o órgão possuía algumas "anomalias", o que talvez possa ter gerado dúvida nos pais quando viram o bebê pela primeira vez. 

As consequências disso foram drásticas para a atleta. Quando organizadores de eventos esportivos receberam a notícia de que ela, na verdade, era do sexo masculino, desclassificaram-na de tudo que havia participado e que iria participar no futuro. A medalha de ouro conquistada também foi retirada de suas mãos, sendo dada à mulher que ficou em segundo lugar. 


+Saiba mais sobre a história do esporte por meio de obras disponíveis na Amazon: 

O algoritmo da vitória: Lições dos melhores técnicos esportivos do mundo para você aplicar em seu time, sua carreira e sua vida, de José Salibi Neto (2020 ) - https://amzn.to/2CqpUtJ

Psicologia do esporte, de Dietmar Samulski (2008) - https://amzn.to/2AVENUi

Fisiologia do Esporte e do Exercício, de W. Larry Kenney, David L. Costill e Jack H. Wilmore (2020) - https://amzn.to/315r0Wd

Esportes, de Daniel Tatarsky (2017) - https://amzn.to/3hMqrqb

História dos esportes, de Orlando Duarte Figueiredo (2004) - https://amzn.to/2YVFKnC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W