Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

George H. W. Bush quase foi devorado por soldados em plena Segunda Guerra

O então tenente dos EUA foi abatido ao lado de outros oito combatentes, entretanto, foi o único que não acabou caindo no apetite das tropas inimigas

André Nogueira Publicado em 11/09/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jovem George Bush na Segunda Guerra - Wikimedia Commons
O jovem George Bush na Segunda Guerra - Wikimedia Commons

Em 2017, uma investigação curiosa revelou que o futuro presidente dos EUA George H. W. Bush escapou por pouco de ser capturado por soldados canibais japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

De acordo com o livro Flyboys, de James Bradley, autor da pesquisa, o então tenente Bush foi um dos nove aviadores abatidos pelas Forças Armadas japonesas durante o bombardeio de Chichi Jima, em 1944, quando caiu numa ilha do Pacífico.

Acontece que, não bastasse o terror da guerra, os soldados americanos tiveram com lidar com mais um obstáculo apavorante: aqueles japoneses tinham o hábito de decapitar os prisioneiros e se alimentar de partes de seus corpos.

Segundo testemunhos do Major Adml Mori Matoba nos julgamentos ocorridos em Guam contra os crimes de guerra cometidos pelos japoneses, ingerir o fígado dos soldados aprisionados era visto como "bom para o estômago". Cinco aviadores americanos tiveram seus corpos devorados pelas tropas.

Bush durante a guerra / Crédito: Wikimedia Commons

Bush teve a sorte de ter caído em uma costa mais distante que os outros americanos, passando a fugir das tropas japonesas até encontrar uma balsa inflável e sair do arquipélago.

Os japoneses, então, começaram a perseguir o combatente para aprisioná-lo. Entretanto, nesse meio tempo, uma frota de aviões estadunidenses começou a sobrevoar o oceano para proteger o tenente. Abrindo fogo contra o Japão, obrigou os inimigos a recuar.

Bush ainda teve que lidar com mais um obstáculo: durante a travessia, o casco do submarino USS Finback submergiu no meio de seu caminho. Ele, então, teve que se virar para chegar até um ponto de segurança onde foi socorrido por uma equipe de resgate. 

Depois do cenário caótico, o militar estava com sangramentos na cabeça, vomitando e chorando de medo. Escapando das garras da morte, foi auxiliado pelos socorristas e agradeceu: "Feliz por estar a bordo".


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra:

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/2RdWQeu

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Lgur3l

Guerra: O horror da guerra e seu legado para a humanidade, de Ian Morris (2015) - https://amzn.to/37RGL3M

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du