Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Ciência

Durante anos, australianos consumiram peixe que não era conhecido pela Ciência

O caso, que repercutiu em 2019 com publicação de estudo, surpreendeu pessoas ao redor do mundo

Isabela Barreiros Publicado em 31/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O peixe da espécie até então desconhecida - Divulgação/Jeff Johnson/Zootaxa
O peixe da espécie até então desconhecida - Divulgação/Jeff Johnson/Zootaxa

Em meados dos anos 2000, um biólogo do Museu de Queensland, na Austrália, ficou intrigado ao perceber que não conhecia a espécie de um peixe que era vendido por um pescador no estado australiano de Queensland.

Jeff Johnson decidiu que buscaria mais informações sobre essa história e começou a procurar o peixe nos mercados e contatar pescadores para entender mais sobre o animal, que era vendido aos montes e há muito tempo no país.

No entanto, a tentativa revelou-se mais difícil do que o especialista esperava pois, todas as vezes em que ele tentava comprar a espécie no mercado de peixes ou até mesmo diretamente com os pescadores, as unidades já haviam se esgotado.

Isso dificultou o começo da investigação de Johnson, mas não o impediu de continuar tentando, insistentemente, por anos. A curiosidade do australiano persistiu por muito tempo, até que ele, enfim, conseguiu encontrar alguns dos peixes e analisá-los.

O peixe investigado pelo biólogo / Crédito: Divulgação/Jeff Johnson/Zootaxa

É possível dizer que toda a espera valeu a pena. O que o biólogo descobriu surpreendeu a Austrália e, ainda, o mundo, que ficou sabendo da descoberta científica de Johnson por meio de um artigo publicado no periódico Zootaxa em 25 de setembro de 2019.

Ele não era o único que não conhecia a espécie de peixe vendida por pescadores australianos: toda a ciência desconhecia aquele animal, que ainda não havia sido analisado por pesquisadores. 

Peixe desconhecido

O pesquisador conseguiu analisar alguns espécimes do peixe apenas após anos de tentativa, mesmo sabendo que havia algo de curioso naquela história e insistindo na investigação. O primeiro exame na espécie aconteceu em 2017. 

"Assim que os vi, pensei que provavelmente eram uma nova espécie, então comprei cinco exemplares e comecei o trabalho para provar formalmente que era uma nova espécie", escreveu Johnson em nota, na época da publicação do estudo. 

E ele estava certo, o que causou certo choque em grande parte dos australianos, que comiam há anos um peixe que não era nem ao menos conhecido formalmente pela ciência. 

Finalmente identificado após muito esforço, o peixe da nova espécie foi batizado de Epinephelus fuscomarginatus.

Para que o animal fosse analisado, o cientista teve ajuda da então geneticista do Museu de Queensland, Jessica Worthington Wilmer. Ela foi responsável por realizar testes moleculares nos animais e por desenvolver comparações com outros peixes.

As análises genéticas foram realizadas com amostras do próprio museu, onde os dois trabalham, e atestaram que se tratava de uma nova espécie, o que Johnson já suspeitava desde o começo da história. 

"O peixe atinge pelo menos 70 centímetros de comprimento e tem sido vendido nos mercados de peixes. Me disseram que eles são muito saborosos", acrescentou o biólogo no comunicado. 

“O animal tem aparência simples, sem marcas reais distintivas, o que é típico da maioria das outras espécies de garoupa [filo do peixe] e provavelmente explica por que passou despercebido e sem nome por um longo tempo”, explicou.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíves na Amazon:

Zoologia: guias e manuais de identificação, de Vários autores (eBook) (2014) - https://amzn.to/2FMZmVm

Peixes do Brasil, editado por Heraldo Antonio Britski e José Lima de Figueiredo (2019) - https://amzn.to/3kqqkRG

Peixes Marinhos Do Brasil, de Marcelo Szpilman (2011) - https://amzn.to/3c4rhfe

Pequeno manual de peixes marinhos e outras maravilhas aquáticas, de Beatriz Chachamovits (2018) - https://amzn.to/3c4fPjX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

O sol e o peixe, de Virginia Woolf (2015) - https://amzn.to/3hKdADK