Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Ed Gein, o cruel serial killer que inspirou três filmes clássicos de terror

Psicose, O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes foram motivados pelos crimes de apenas um homem

Isabela Barreiros Publicado em 19/04/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ed Gein, o serial killer que inspirou filmes de terror - Getty Images
Ed Gein, o serial killer que inspirou filmes de terror - Getty Images

A vida e os crimes cometidos por Ed Gein, assassino em série e ladrão de lápides americano, são dignos de um filme de terror. Sua trajetória inspirou três dessa categoria que podem ser considerados clássicos do cinema mundial.

Suas ações foram tão assustadoras que o homem foi enviado a um hospital psiquiátrico. Mas não antes de cometer dois assassinatos e ser suspeito de sequestrar outras cinco pessoas.

Cadeira com assento feito de pele humana encontrada na casa de Gein / Crédito: Getty Images

A casa de Gein, na cidade de La Crosse, nos Estados Unidos, foi palco de atrocidades. Ele assassinou a mãe do vice-xerife da região e despedaçou o corpo da vítima em seu galpão. Depois da prisão, as autoridades ainda encontraram na casa narizes, máscaras feitas de pele humana, cabeças decapitadas e tigelas feitas, também, de pele. Esses itens foram roubados de covas do cemitério da cidade.

Psicose

O romance de Robert Bloch e, posteriormente, o filme de Alfred Hitchcock foram inspirados na história de Gein. Bloch leu sobre um detalhe que o surpreendeu: as roupas feitas a partir de pele de mulheres.

Os psiquiatras do centro em que ele estava internado passaram a analisar a ação do serial killer, levantando a hipótese de que ele teria feito isso no intuito de fingir que era sua mãe, que havia falecido na época.

Crédito: Getty Images

A partir desse fato, o autor escreveu um romance no qual o protagonista era obcecado por sua mãe. O livro foi publicado em 1959 e o filme lançado apenas um ano depois, em 1960. O personagem Norman Bates tornou-se muito famoso e um dos mais icônicos psicopatas da ficção.

O Massacre da Serra Elétrica

[Colocar ALT]
Crédito: Getty Images

Ainda que o filme não traga um personagem totalmente inspirado no serial killer estadunidense Ed Gein, muitos dos detalhes minuciosamente colocados pelo diretor Tobe Hooper faziam referência a ele.

Leatherface usa máscaras feitas de pele humana — seu nome, na verdade, já diz isso. Leather é couro em inglês, e face é rosto. Além disso, a assustadora decoração da casa que contém partes de corpos humanos e o possível canibalismo também entram na conta de Gein.

O Silêncio dos Inocentes

O assassino desse filme, Buffalo Bill, é inspirado na mistura de pelo menos quatro serial killers diferentes: Ed Gein, Ted Bundy, Gary Heidnik e Edmund Kemper.

O traje feminino traz a parte de Gein; o fingimento do criminoso que finge ser uma mulher magoada, Bundy; a situação de seu porão era muito parecia com a de Heidnik, tanto o fictício quanto o da vida real aprisionavam suas vítimas no local; por último, ainda é possível comparar o primeiro assassinato do personagem e de Kemper: ambos começaram com seus próprios avós.


+Saiba mais sobre serial killers por meio dos livros disponíveis na Amazon

Deviant: True Story of Ed Gein, the Original Psycho (English Edition) eBook Kindle, Harold Schechter (2010) - https://amzn.to/31NBJkF

Psicose - Limited Edition: Hospede-se no Motel Bates - Capa dura, Robert Bloch (2013) - https://amzn.to/2WbHhV1

O Massacre da Serra Elétrica - Capa dura, Stefan Jaworzyn (2013) - https://amzn.to/32OCLht

O silêncio dos inocentes, Thomas Harris (2019) - https://amzn.to/346zHNV

Ed Gein: A True American Psycho (English Edition) eBook Kindle, Brian Lee Tucker - https://amzn.to/2Wfn0Oi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du