Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Elizabeth II e Marilyn Monroe tinham a mesma idade quando se conheceram

As duas figuras icônicas se encontraram em 1956; veja o vídeo

Isabela Barreiros Publicado em 14/12/2021, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II e Marilyn Monroe em 1956 - Divulgação/Youtube/Marilyn Monroe Video Archives
A rainha Elizabeth II e Marilyn Monroe em 1956 - Divulgação/Youtube/Marilyn Monroe Video Archives

A rainha Elizabeth II é a monarca que ocupa o trono da Inglaterra há mais tempo. A soberana assumiu o trono aos 25 anos, em 1952, após a morte de seu pai, o rei George VI, e continua a governar o Reino Unido e os outros reinos da Comunidade de Nações faz 69 anos.

Ela nasceu em 1926 e, em 21 de abril deste ano, completou 95 anos. Se estivesse vivo, outro ícone cultural também completaria a mesma idade ao ter nascido no mesmo ano que a importante rainha. Trata-se de Marilyn Monroe, que, infelizmente, faleceu em 1962, aos 36 anos, muito longe de alcançar a longevidade da conterrânea.

Embora possa dar um nó na cabeça e confundir a nossa noção de tempo, Elizabeth e Marilyn chegaram a se conhecer quando tinham apenas 30 anos. Duas personalidades notórias em suas épocas, ainda que de formas diferentes, elas se tornaram ainda maiores com o passar dos anos.

A rainha viva no Palácio de Buckingham e Monroe em Hollywood, dois cenários completamente diferentes. Um dia, porém, elas se conheceram no Empire Theater, um dos teatros localizados na famosa Praça Leicester Square, em Londres, no Reino Unido, em um encontro marcante para gerações.

A ocasião era a da exibição do filme “A Batalha do Rio da Prata” (“The Battle of the River Plate”), lançado em 1956 e dirigido pela dupla Emeric Pressburger e Michael Powell, na Royal Command Film Performance, um evento que conta com a presença de membros da família real britânica cuja arrecadação é doada para instituições de caridade.

Foi a única vez que os dois ícones se encontraram — ao menos em frente às câmeras e ao público, naquele dia 29 de outubro de 1956. O episódio foi registrado em fotos e vídeos e o momento em que a rainha cumprimenta a estrela de Hollywood pode ser observado com clareza.

Marilynhavia ido à exibição do longa-metragem para acompanhar seu então marido, Arthur Miller, dramaturgo estadunidense renomado que havia sido convidado para o evento. A atriz havia acabado de filmar “O Príncipe Encantado”, em Londres, que estrearia no ano seguinte ao evento.

No vídeo, que continua sendo repercutido mesmo após 65 anos de ter acontecido, registra Monroe esperando na fila de recepção de convidados para poder apertar a mão da jovem rainha Elizabeth II, como destaca a revista Vanity Fair.

Quando chega sua vez, a celebridade americana a cumprimenta, estende o braço, abaixa a cabeça, dobrando os joelhos, e chega a conversar rapidamente com a monarca, que logo passa a dar a mão à próxima pessoa da fila. O curto momento, porém, logo se torna histórico com a interação entre as duas figuras notórias.

Como já mencionado, Elizabeth continua governando até hoje, no comando do Reino Unido aos 95 anos. Monroe teria a mesma idade se não tivesse morrido em decorrência de uma overdose de medicamentos aos apenas 36 anos de idade, quando seu corpo foi encontrado sem vida em 5 de agosto de 1962.

Veja o vídeo do encontro das duas figuras.


+Saiba mais sobre as duas figuras por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Fragmentos: Poemas, Anotações Íntimas, Cartas, de Marilyn Monroe (2011) - https://amzn.to/2QA6UgD

Marilyn, de Norman Mailer (2013) - https://amzn.to/2wqNIex

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W