Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Elizabeth Williams, a mulher por trás da descoberta de Plutão

No ano de 1930, Clyde Tombaugh conseguiu provar a existência do planeta-anão; no entanto, isso somente foi possível graças a uma mulher

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/05/2021, às 09h00 - Atualizado em 11/01/2022, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A matemática Elizabeth Williams - Divulgação/Lowell Observatory
A matemática Elizabeth Williams - Divulgação/Lowell Observatory

No dia 18 de fevereiro de 1930, o astrônomo americano Clyde Tombaugh conseguiu provar à comunidade científica a existência de um pequeno planeta em nosso sistema solar, localizado após Netuno. Este foi, portanto, um feito histórico importantíssimo para a astronomia.

Porém, nada disso seria possível se não fosse pelo trabalho de uma brilhante mulher chamada Elizabeth Williams, uma grande matemática que trabalhou para o astrônomo Percival Lowell.

Este, apesar de ter sido o primeiro cientista a estabelecer teorias acerca da existência de um nono planeta, infelizmente acabou por morrer antes mesmo de Tombaugh conseguir visualizar Plutão pela primeira vez.

O descobridor de Plutão, Clyde Tombaugh / Crédito: Domínio Público/Popular Science Monthly

Presença feminina na ciência

Nascida em 8 de fevereiro de 1879, em Putnam, Connecticut, Elizabeth formou-se em física pelo MIT em 1903, tendo sido uma das primeiras mulheres a fazerem curso superior.

Mais do que isso, ela era um verdadeiro gênio e trabalhava como um "computador humano", como eram conhecidas na época as pessoas que se destacavam por seus conhecimentos matemáticos e realizavam cálculos à mão. Em sua grande maioria, essas pessoas eram do gênero feminino, segundo informações do Canal Tech.

Mas, por viver em uma sociedade extremamente machista, essas mulheres não tinham a mesma visibilidade dos homens e acabaram tendo sua história esquecida com o passar do tempo. É por esse motivo que não há muitas informações disponíveis sobre Williams nos dias de hoje.

O astrônomo Percival Lowell / Crédito: Domínio Público / James E. Purdy

Contratada por Lowell

O que sabemos é que Elizabeth começou a trabalhar para Percival Lowell no ano de 1905, dois anos após sua formatura. Ela atuava em um escritório na cidade de Boston, onde fazia cálculos para buscar determinar a localização de um planeta até então desconhecido, mas que, conforme explicara Lowell, teria alterado as órbitas de Netuno e Urano.

"Percival Lowell notou pela primeira vez que as órbitas de Netuno e Urano não eram exatamente o que deveriam ser", explicou Catherine Clark, aluna de doutorado em astronomia no Observatório Lowell. O passo seguinte era encontrar, por meio de cálculos, a possível órbita do novo planeta.

Resultados

Os cálculos de Elizabeth Williams levaram a previsões para a localização do planeta desconhecido, porém, o projeto foi interrompido com a morte de Percival, que se deu no ano de 1916.

Apenas no final da década de 1920 o trabalho foi retomado, desta vez com a contratação de Clyde Tombaugh, quem passou a liderar a pesquisa. Utilizando as previsões de Elizabeth, ele, finalmente, conseguiu localizar Plutão em 1930.

Porém, Williams acabou sendo demitida logo após seu casamento, em 1922, uma vez que o ato de empregar uma mulher casada era tido como algo inapropriado na época.

Então, junto a seu marido, o astrônomo George Hall Hamilton, passou a trabalhar em um observatório na Jamaica. O estabelecimento foi administrado pelo Harvard College Obervatory até o ano de 1935, quando Hamilton faleceu.

Após a perda do cônjuge, Elizabeth se mudou para New Hampshire, onde morreu pobre e sem ver a descoberta para a qual tanto contribuíra.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

A Quaker Astronomer Reflects: Can a scientist also be religious? (Edição Inglês), de Jocelyn Bell Burnell (2013) - https://amzn.to/2R407wT

Catalogue of Stars, Taken From Mr. Flamsteed's Observations Contained in the Second Volume of the Historia Cœlestis, and not Inserted in the British Catalogue (Edição Inglês), de Caroline Herschel (2018) - https://amzn.to/34l9dck

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche  (2012) - https://amzn.to/3eoM6Ti

Rosalind Franklin: The Dark Lady of DNA (Edição Inglês), de Brenda Maddox (2013) - https://amzn.to/33qHXYl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W