Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Gripe Espanhola

Tragédia anunciada: O desfile na Filadélfia em plena Gripe Espanhola que causou várias mortes

Em 1918, o evento causou milhares de mortes, mesmo após os especialistas alertarem sobre os perigos

Penélope Coelho Publicado em 07/01/2021, às 16h42 - Atualizado em 30/08/2021, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vítimas da Gripe Espanhola nos EUA - Arquivo Histórico Otis / Museu Nacional de Saúde e Medicina / Domínio Público, via Wikimedia Commons
Vítimas da Gripe Espanhola nos EUA - Arquivo Histórico Otis / Museu Nacional de Saúde e Medicina / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Entre 1918 e 1920, a Gripe Espanhola matou mais de 50 milhões de vítimas em todo o mundo. Estima-se, ainda, que cerca de 500 milhões de pessoas tenham sido infectadas neste período. 

No primeiro ano da proliferação da doença, um desfile realizado na Filadélfia, Estados Unidos, causou milhares de mortes

O fatídico episódio poderia ter sido evitado. Na época, especialistas alertaram sobre os riscos de contágio. Contudo, mesmo assim o evento prosseguiu, gerando uma grande tragédia.

Ignorando as regras

Em meados de 1918, especialistas da área da saúde já alertavam para os perigos que aglomerações representam em um momento de pandemia, contudo, muitos negligenciavam as recomendações e minimizavam os efeitos da doença (não muito diferente dos dias atuais).

Desfile militar em plena pandemia de Gripe Espanhola, nos EUA / Crédito: Divulgação / USA Naval History and Heritage Command

Na época, os Estados Unidos vivenciavam um período de grande mobilização patriota, com a Primeira Guerra Mundial chegando ao fim. Naquele momento, os desfiles militares eram eventos quase obrigatórios para os norte-americanos demonstrarem apoio ao país.

Em 28 de setembro de 1918, um desses desfiles foi marcado para acontecer na Filadélfia, Pensilvânia. E assim como nos dias atuais, o evento representou uma verdadeira catástrofe. 

Conforme divulgado pela BBC em 2020, profissionais da área imploraram para que o episódio fosse cancelado, no entanto, toda a situação e os apelos acabaram sendo deixados de lado pelo então diretor de Saúde Pública local, Wilmer Krusen. Acontece que ele era um ginecologista (que não teve infectologia no currículo).

Mesmo com o alerta sobre o alastramento da doença, que saía dos campos militares e chegava até a população civil, a parada aconteceu. E assim foi iniciado um dos mais tétricos episódios da História.

As consequências

Naquele fatídico 28 de setembro, a população se dirigiu até as ruas da Filadélfia. 200 mil pessoas se reuniram no evento grandioso, estima-se que cerca de 600 marinheiros que participaram do desfile já estavam tomados pelo vírus antes do ocorrido.

Os resultados apareceram algumas semanas após a parada. Na ocasião, a cidade tinha cerca de 1,7 milhão de moradores. Após o evento, aproximadamente de 47 mil pessoas sentiam os efeitos do vírus.

Contudo, o cenário era ainda mais assustador: mais de 12 mil perderam suas vidas em decorrência da doença, tornando a Filadélfia uma das localidades mais afetadas pelo vírus.

As consequências da decisão se transformaram em um verdadeiro caos na saúde pública local. Isso porque eventos do tipo acabaram sendo realizados na Filadélfia, contudo, nenhum deles contou com tantas pessoas reunidas. 

Policiais observam vítima da Gripe Espanhola / Crédito: Biblioteca Nacional

O Smithsonian mostra que em decorrência da decisão errônea, o considerável aumento de casos fez com que os estabelecimentos da cidade como: escolas, igrejas, teatros e bares, fossem finalmente fechados.

Assim como vivemos atualmente, já era tarde demais: a Gripe Espanhola havia se espalhado amplamente na região.

Com grande parte da população acometida pela doença, logo, os leitos dos hospitais estavam lotados e muitos não puderam receber tratamento. Com o aumento das mortes, não havia caixão o suficiente. O History EUA documenta, por exemplo, que o necrotério local não tinha nem espaço para receber o monstruoso número de pessoas. 

Num cenário digno de um filme de terror — mas nada distante do que encaramos atualmente — as vítimas do vírus eram enterradas em valas comuns.

Já o destino final dos cadáveres era realizado de maneira incomum: os restos humanos eram levados para o 'sepultamento' através de carroças. Seis meses depois do desfile, 16 mil moradores daquela região faleceram em decorrência da Gripe. 


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

A Gripe Espanhola: Os Dias Malditos, de João Paulo Martino (2017) - https://amzn.to/35WsZMS

Gripe Espanhola: A maior pandemia da história, de Editora O Curioso - https://amzn.to/2yXnEIT

Pandemias - a humanidade em risco, de Stefan Cunha Ujvari ( 2011) - https://amzn.to/2Qecx3N

A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918 na "Metrópole do Café", de Leandro CarvalhoDamacena Neto (2020) - https://amzn.to/2WQ64P6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W