Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Em 1956, Elvis Presley fez apelo ao vivo pela campanha de vacinação contra a poliomielite

Na década de 1950, o país sofria com 58 mil casos de poliomielite por ano

Fabio Previdelli Publicado em 23/05/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Elvis Presley - Metro-Goldwyn-Mayer/Wikimedia Commons
Fotografia de Elvis Presley - Metro-Goldwyn-Mayer/Wikimedia Commons

A poliomielite existe há milhares de anos. Como explica artigo do Centers of Dieses Control and Prevention, há representações da doença até mesmo na arte antiga.

A enfermidade foi reconhecida pela primeira vez como uma condição distinta pelo médico inglês Michael Underwood, em 1789 — e o vírus que a causa foi identificado pelo imunologista austríaco Karl Landsteiner, em 1909, segundo explica Thomas M. Daniel no livro ‘Polio’ (1999). 

Grandes surtos da doença começaram a ocorrer no final do século 19, na Europa e nos Estados Unidos. No século 20, a Polio tornou-se uma das doenças infantis mais preocupantes nessas áreas, reitera Daniel.  

A primeira vacina contra a poliomielite só foi desenvolvida na década de 1950 por Jonas Salk. Nessa altura, como explica matéria da Superinteressante, 35 mil pessoas eram afetadas por ano nos Estados Unidos com a doença.

Infectando principalmente crianças, o vírus era fatal cerca de 20% dos casos. E é justamente nesse período que entra a fundamental participação de Elvis Presley

O Rei do Rock e da imunização

Em 1956, o Rei do Rock já havia se tornando um verdadeiro fenômeno com o lançamento da música “Heartbreak Hotel”, como aponta a Rolling Stone, que diz que o cantor havia alcançado o primeiro lugar das paradas de sucesso dos Estados Unidos.  

Assim, tudo que ele fazia se tornava referência para muitos. Foi aí que o cantor foi convidado para endossar a campanha de vacinação contra a polio. 

Vale ressaltar que, naquela época, o imunizante era composto pelo vírus inativado. Porém, como relembra a Super, o laboratório Cutter, responsável por sua produção, havia feito os primeiros lotes com o vírus ativo, o que causou não só a infecção de 40 mil pessoas, como também a desconfiança da população. 

Para reverter esse quadro, em 28 de outubro de 1956, Elvis se apresentaria no The Ed Sullivan Show, o programa de maior audiência dos EUA. Após seu show, o Rei do Rock implorou em frente às câmeras para que as pessoas se vacinassem. "Olá, crianças. Posso falar com vocês por 30 segundos?", perguntou Presley

"Se você acha que a poliomielite foi vencida, peço que me escute. Essa é a voz de milhares de pessoas que sabem que a luta contra a poliomielite é tão difícil quanto sempre foi", disse o cantor, que logo em seguida foi vacinado na frente das câmeras. 

 "Lembrem-se das vítimas da poliomielite e juntem-se à March of Dimes [organização sem fins lucrativos dos EUA que trabalha para melhorar a saúde de mães e bebês] em 1957", disse o astro após levar uma espetadinha no braço.  

Como relata matéria da Rolling Stone, a comissária de saúde que organizou a vacinação do cantor afirmou que: "Ele está dando um excelente exemplo para a juventude do país". 

Após o gesto de Presley, a Scientific American explica que diversas outras celebridades também se engajaram com a causa, o que fez com que a taxa de vacinação disparasse em apenas meio ano, atingindo cerca de 80% da população, entre o fim de 1956 e início de 1957. O que fez que com o índice anual da enfermidade naquele ano caísse de 80 mil casos para apenas 5.600.


++Saiba mais sobre Elvis Presley por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Elvis and Me (Edição Inglês), de Priscilla Presley, Sandra Jarmon e Sandra Harmon (1986) - https://amzn.to/2R7cibh

Um Rei Em Busca da Verdade: Uma Biografia Espiritual De Elvis Presley, de Gary Tillery (2016) - https://amzn.to/2UDRWsv

Elvis: My Best Man: Radio Days, Rock 'n' Roll Nights, and My Lifelong Friendship with Elvis Presley (Edição Inglês), de George Klein e Chuck Crisafulli (2011) - https://amzn.to/34acHPp

Elvis Presley. A Vida Na Musica, de Ernst Jorgensen (2010) - https://amzn.to/2UZwQDw

Elvis Presley: Biografía, letra y música (Edição Espanhol) eBook Kindle, de Adolfo Pérez Agustí - https://amzn.to/3aHk3fG 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W