Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Em 2004, um homem armado invadiu um programa de TV ao vivo

Durante a transmissão, a apresentadora do show foi interrompida pelo invasor, cuja motivação era, no mínimo, curiosa

Pamela Malva Publicado em 17/01/2021, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do invasor durante a transmissão do programa - Divulgação/Youtube
Imagem do invasor durante a transmissão do programa - Divulgação/Youtube

Em 2016, George Clooney protagonizou o longa “Jogo do Dinheiro” ao lado de Julia Roberts. Na produção, o ator representa Lee Gates, o apresentador de um programa sobre finanças que dá dicas sobre ações e investimentos diariamente.

Um dia, no entanto, a pauta do show é interrompida quando um homem armado invade o set de filmagens. Kyle Budwell (JackO'Connell), procura por respostas após ter perdido uma grande quantidade de dinheiro ao seguir as dicas de Lee.

Por mais que pareça absurda, uma situação bastante parecida aconteceu aqui no Brasil, em outubro de 2004, mas por outros motivos. Na época, um homem armado entrou no palco de um programa da Band, que estava sendo transmitido ao vivo.

Momento em que o invasor chega ao palco, com a arma na mão / Crédito: Divulgação/Youtube

Cenas de terror

Era apenas mais um dia de gravações para Márcia Goldschmidt. Naquela manhã, a apresentadora dividia seu palco com o cantor Waguinho e falava com o convidado tranquilamente. A conversa, contudo, foi interrompida por um invasor.

De repente, a plateia do programa "Jogo da Vida", que já não existe mais, foi surpreendida por um homem armado. Com roupas casuais, o vendedor de carros Moacir Camargo Borges irrompeu no palco, na frente de todas as câmeras.

Claramente agitado, o homem segurava um revólver na mão direita e um celular na mão esquerda. “Fica quieto, eu vim aqui pedir ajuda. E não cortem [o programa]. Se cortar vão me ligar no celular [para me avisar] e eu vou atirar“, avisou o invasor.

Moacir com a arma na mão enquanto fala com a apresentadora / Crédito: Divulgação/Youtube

Pegadinha da Band

A primeira reação de Waguinho foi dar risada, imaginando que tudo aquilo não passava de uma pegadinha da emissora. Ao perceberem o nervosismo de Márcia, contudo, todos começaram a entender que não se tratava de uma brincadeira.

Na plateia, as pessoas gritavam de medo e, no palco, Moacir buscou explicar a invasão. “Eu escrevi para cá para pedir ajuda”, narrou. Em resposta, a apresentadora tentou acalmar o homem, afirmando que a produção do programa faria o que ele quisesse.

Nesse momento, os seguranças do programa tentaram distrair o invasor, enquanto um policial à paisana se posicionava atrás dele. Agindo rapidamente, o oficial, que estava na plateia, acabou mobilizando o homem e, assim, a arma foi tirada de Moacir.

Momento em que o invasor é imobilizado / Crédito: Divulgação/Youtube

Um homem desesperado

A transmissão foi cortada em poucos minutos. Quando voltou do intervalo, outro apresentador afirmou que Márcia não poderia voltar ao ar, já que estava muito abalada e, dessa forma, o programa foi encerrado uma hora e meia antes do previsto.

Mais tarde, a equipe de produção da Band verificou que, de fato, Moacir havia enviado uma carta para a emissora. Aos 32 anos, o vendedor queria se reconciliar com a ex-esposa e esperava conseguir a ajuda do "Jogo da Vida".

Segundo a própria equipe, contudo, o homem não foi convidado ao palco porque, durante apurações iniciais, a ex-esposa de Moacir afirmou que não queria qualquer contato com o ex-marido. Por isso, a história do invasor não foi contada no programa.

Em entrevistas feitas minutos após o incidente, Moacir afirmou que não via suas filhas há anos e, por isso, procurava ajuda da televisão. Detido pela polícia, ele teve seu revólver confiscado e, em seguida, foi levado para a delegacia.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

JN: 50 anos de telejornalismo, de Memória Globo (2019) - https://amzn.to/2OMG5VD

Teoria do jornalismo, de Felipe Pena (2005) - https://amzn.to/2tRSpN4

Manual de jornalismo para rádio, tv e novas mídias, de Herodoto Barbeiro (2012) -https://amzn.to/37o5TOo

50 anos de Jornalismo - DVD (2015) - https://amzn.to/3bop3qx

Clarice na cabeceira: jornalismo, de por Clarice Lispector (2012) - https://amzn.to/2tMGKio

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7