Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Estados Unidos

Em meio às dunas californianas: A 'cidade' egípcia desenterrada nos EUA

Hollywood é conhecido por suas produções milionárias e excêntricas, e um desses primeiros casos foi o responsável por criar uma "cidade egípcia" no meio do deserto da Califórnia

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/12/2020, às 10h00 - Atualizado em 15/11/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de set de filmagens de filme de 1959 - Divulgação/ History Center of San Luis Obispo County
Fotografia de set de filmagens de filme de 1959 - Divulgação/ History Center of San Luis Obispo County

Em 2014, dois arqueólogos encontraram uma curiosa esfinge no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos, entre diversos outros vestígios que para curiosos poderiam lembrar uma cidade egípcia enterrada sob as dunas norte-americanas.

O achado, no entanto, não fora de objetos milenares, como se poderia esperar de quaisquer artefatos deixados pela civilização egípcia, e sim construções muito mais recentes. De 91 anos atrás, para sermos mais exatos. 

Isso porque os vestígios encontrados são, na verdade, do set de gravações de um filme Hollywoodiano: o clássico “Os Dez Mandamentos”, de 1959. 

Fotografia da escavação / Crédito: Divulgação/ Guadalupe-Nipomo Dunes Center

O filme 

Na época, não era possível contar com efeitos especiais que temos atualmente, de forma que a produção do filme gastou recursos extensos na produção de um cenário realista - e também extravagante. 

Foram feitas não apenas esfinges de vários metros, como também estátuas do grande Ramsés e até um templo de incríveis 240 metros de comprimento. Para realizar tal feito, foram empregados por volta de 1.500 profissionais. O projeto foi apelidado carinhosamente de Cidade DeMille, em referência ao diretor da ousada produção. 

Trecho do filme, com cenário impressionante visível ao fundo / Crédito: Divulgação/ Guadalupe-Nipomo Dunes Center

Mito

O lendário cineasta Cecil B. DeMille, entretanto, logo descobriu que tentar realizar as filmagens de um filme em um set de gravações de 62 quilômetros quadrados não era assim tão fácil. 

Como seria trabalhoso - e caro - desmontar todo o cenário construído pelo time, Cecil também não poderia simplesmente deixar o cenário disponível para outros filmes. Assim, teve uma ideia insólita: com as gravações finalizadas, toda a cidade falsa foi alvo de uma dinamite. 

Os esforços da equipe tiveram um resultado impressionante, formando o que pode facilmente ser confundido com uma pequena cidade egípcia em meio às dunas californianas. 

"Se daqui a mil anos arqueólogos escavarem debaixo das areias de Guadalupe, espero que eles não encontrem vestígios de uma civilização egípcia", escreveu o artista em sua autobiografia, anos mais tarde, provocando ainda mais os curiosos com o desfecho do set de gravações espantoso. 

A descoberta 

Um desses curiosos era justamente Peter Brosnan, que na época estudava da Universidade de Nova York. Fascinado pelo mistério por trás do filme de 1959, passou a estudar todo o processo de gravação do filme.

Mais restos revelados na escavação /Crédito - Divulgação/ Guadalupe-Nipomo Dunes Center

Após anos de curiosidade, iniciou uma busca com o arqueólogo John Parker. Contudo, foi apenas em 2014 que conseguiram permissão para escavar o deserto da Califórnia.

Para satisfação da dupla, lá estavam os vestígios de Os Dez Mandamentos. A descoberta descontraída foi relatada no portal LiveScience. Um dos achados, por exemplo, foi uma cabeça de esfinge de gesso de 5 metros de altura. 

Crédito: Divulgação/ Guadalupe-Nipomo Dunes Center

Mesmo não sendo um artefato arqueológico, o objeto não deixa de contar uma história interessante, e após restauração ganhou uma exposição permanente em um museu local. 

Cecil B. DeMille, afinal, é considerado um dos mestres do cinema mudo, e o filme épico bíblico é uma de suas grandes obras-primas, alcançando o título de sétimo longa de maior bilheteria de todos os tempos. 


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

Shirley Temple: American Princess (English Edition), eBook, Anne Edwards (2017) - https://amzn.to/3bppWP9

Queridinha do Vovô (DVD) - https://amzn.to/2VI1fa1

Famous American Dolls: Shirley Temple (English Edition), Shirley Lopez - https://amzn.to/2RVjWWB

Box - A Trilogia da Cavalaria (DVD) - https://amzn.to/3bsorQ4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W