Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

Há 20 anos, o beijo de Madonna em Britney Spears entrava para a história da música pop

A premiação que aconteceu em 2003 na MTV americana foi eternizada pela apresentação da Rainha do Pop e suas princesas

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 21/03/2021, às 10h00 - Atualizado em 17/03/2023, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Madonna beija Britney Spears ao lado de Christina Aguilera - Getty Images
Madonna beija Britney Spears ao lado de Christina Aguilera - Getty Images

O Video Music Awards de 2003 estava com um line-up repleto de apresentações com artistas notáveis, contando Beyoncé, Metallica, SnoopDogg, e Coldplay. Os premiados da noite eram ainda mais prestigiados; Radiohead, Eminem e até os brasileiros do Charlie Brown Jr. saíram com uma estatueta de escolha internacional da audiência brasileira.

As participações marcantes conseguiam rechear a noite do dia 28 de agosto de 2003 com facilidade, porém, a mais quimérica apresentação ficou por conta do show de abertura da noite; reunia as duas princesas do pop na época, Britney Spears e Christina Aguilera, recebendo a rainha Madonna.

A surpresa se deu ao vivo; conforme ensaiado, a rainha do pop se juntaria as garotas após o termino do cover de ‘Like A Virgin’, cantando a música ‘Hollywood’. Encenando um casamento, ambas realizam movimentos lentos e compartilham os vocais.

Em certo momento da coreografia, no entanto, o trio interrompe a música, com Madonna dando um beijo em ambas as cantoras. Por fim, Missy Elliott ainda é chamada para concluir a apresentação com versos de “Work It”.

O beijo icônico

Como informa a revista norte-americana Glamour, o conturbado relacionamento de Britney Spears com Justin Timberlake havia acabado de terminar — e a MTV fazia questão de comentar amplamente na programação para obter ainda mais audiência.

Naquela noite, a música do cantor que relatava o término "Cry Me A River", levou dois prêmios e ainda foi indicada ao Videoclipe do Ano, principal categoria da premiação. Com todo o assédio midiático, era óbvio que já havia uma câmera apontada para o rapaz no momento da apresentação.

Justin chegou a fazer uma expressão irônica enquanto a música começava, mas teve a feição rapidamente; instantes após Madonna beijar Britney, a transmissão mostrou a câmera fechada no rosto do artista, que transparecia indignação.

Após a cerimônia, o músico foi abordado pelo jornalista Pat O'Brien do Access Hollywood, comentando o caso: “Bem, a expressão veio do fato de que as câmeras estavam, sabe, logo após o beijo, elas estavam tipo... [Justin simula movimento de zoom] E eu estava tipo, ‘sério, cara?’”

Madonna beija Christina Aguilera ao lado de Britney Spears / Crédito: Getty Images

Beijo quase cortado

O ex-namorado de Britney não foi o único incomodado com a exposição da MTV na época; Christina Aguilera foi a segunda beijada por Madonna, mas teve o seu beijo parcialmente cortado da transmissão.

Foi suficiente para incomodar a cantora durante 15 anos, quando revelou o que sentiu ao radialista Andy Cohen da rádio estadunidense SiriusXM: “Foi estranho. E você sabe por que eles cortaram por isso? Eles cortaram para obter a reação de Justin”.

Aguilera chamou o corte de “truque barato” e que, na noite da premiação, não se importou com o fato, visto que só descobriu na manhã do dia seguinte: “Eu definitivamente vi o jornal no dia seguinte e foi como, 'Oh, bem, acho que fiquei de fora'”, concluiu a cantora.

Outra curiosidade sobre o episódio, que completa 20 anos em 2023, é que Jennifer Lopez também foi convidada para participar do ato com a rainha do pop. Jlo revelou essa informação durante entrevista com o E! News.

“Eu estava filmando no Canadá e íamos nos reunir - eu, ela [Madonna] e a Britney - para ensaiar na casa dela”, disse Lopez, conforme repercutido pelo Hollywood Forever. “Mas aí eu não consegui deixar as filmagens, então não deu para fazer. As conversas aconteceram. Eu amo a Madonna. Sou uma grande fã. Sempre fui”.