Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Em sua busca por liberdade de movimentos, 'Coco' Chanel criou em 1929 a bolsa tiracolo

A criação arrebatadora de Gabrielle até hoje marca a moda feminina; entenda o contexto histórico

Redação Publicado em 03/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Gabrielle Chanel - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)
Ilustração de Gabrielle Chanel - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)

Em seus 87 anos de vida, Gabrielle Chanel vivenciou episódios marcantes. Com uma infância melancólica num orfanato, aquela que seria apelidada de 'Coco' tinha o talento como principal característica.

Não simpatizava com os muitos itens exagerados que formavam a moda feminina entre o final do século 19 e começo do 20, afinal, era uma mulher à frente de seu tempo. Foi exatamente esse fator que fez a estilista entrar para os livros de História.

Responsável pela criação do cativante ‘Chanel n° 5’, ela também marcou a história da moda ao usar calças e cravar o ‘vestidinho preto’ no guarda-roupa.

Chamando a atenção de grandes nomes de Hollywood, Gabrielle também tem uma criação marcante, que muitas vezes passa despercebida nos dias de hoje: a bolsa tiracolo.

“Surge a necessidade do uso de bolsas realmente funcionais para um novo momento histórico em que a mulher reafirma sua posição na sociedade. E Gabrielle Chanel, acompanhando toda essa movimentação de perto e em sua eterna busca por liberdade de movimentos, cria no ano de 1929 a bolsa tiracolo”, relembra Laura Wie, especialista em História da Moda e criadora do projeto Moda com História.

No episódio de hoje do podcast ‘Aventuras Narradas e Moda com História: a saga de Gabrielle Chanel’, você confere como se deu esse processo através do roteiro e narração da especialista.

Confira abaixo.