Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Tecnologia

Encontro além da vida: Através de realidade virtual mulher se reuniu com filha morta de 7 anos

No início de 2020, um documentário sul-coreano permitiu a reunião familiar emocionante

Alana Sousa Publicado em 14/11/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das cenas do documentário sul-coreano - Divulgação/Youtube/MBCLife
Uma das cenas do documentário sul-coreano - Divulgação/Youtube/MBCLife

A tecnologia vem quebrando barreiras e ultrapassando obstáculos nos últimos anos, não foi diferente para a sul-coreana Jang Ji-Sung, que graças à realidade virtual conseguiu realizar um sonho melancólico — e emocionante.

A realidade virtual está sendo usada em tempos recentes para tratar doenças e distúrbios de pacientes em condições raras. Pesquisadores da Universidade de Yonsei afirmam que o equipamento, que consegue transportar um ser humano para qualquer lugar do mundo através de óculos especiais, foi utilizado para combater fobias, depressão, demência e, até mesmo, ansiedade.

No entanto, uma emissora da Coreia da Sul, passou meses preparando um documentário que abordou o reencontro de uma mãe com sua filha pequena, que havia morrido. Em fevereiro deste ano, a MBCLife lançou a produção I Met You (em tradução livre para o português, Eu Encontrei Você). A obra teve milhões de visualizações — e causou controvérsia.

Reencontro além da vida

Jang Ji-sung era mãe de três crianças, entre elas Na-yeon, que lutou por anos contra uma doença no sangue incurável; até que em 2016, veio à óbito. A mulher, desolada entrou em depressão profunda e sonhava com um último adeus, ou uma conversa final com sua filha amada.

Foi quando a MBCLife começou a trabalhar no projeto que visava ajudar Jang Ji-sung. Por oito meses, em 2019, a equipe televisiva preparou uma forma tridimensional da falecida menina, usando fotos e uma atriz mirim para recriar alguns movimentos que, mais tarde, foram integrados com a imagem de Na-yeon.

Equipe de produção durante a criação do projeto: Crédito: Divulgação/Youtube/MBCLife

A voz da garota também foi reproduzida, a ideia era que a experiência fosse a mais próxima possível da realidade. Gerando uma sensação de presença e um sentimento de despedida para a mãe. Assim, após um longo trabalho, tudo estava pronto para o grande dia.

Com óculos, luvas e fones de ouvido, num cenário parecido com um parque, ao lado de um grande banco branco, Na-yeon surge para sua mãe, que cai no choro instantaneamente. Além de Jang, outros familiares assistiam a cena e se mostraram fortemente abalados.

Ao ver a mãe, a criança virtual diz: "Mãe, por onde esteve? Você pensou em mim?". Ao que ela responde em meio às lágrimas: “Eu penso o tempo todo”. Os parentes, ao mesmo tempo, se emocionam quando a mulher tenta abraçar a filha, algo impossível em uma situação virtual.

O encontro durou cerca de dez minutos e acabou de forma poética: a menina entrega uma flor para Jang Ji-sung enquanto se deita, falando que está casada. Então, fala que sempre irá amá-la e ao dormir se transforma em uma borboleta branca e voa para longe.

Controvérsias

Após a estreia, em fevereiro, um extenso debate foi travado sobre uma possível exploração mental da emissora no luto de uma mãe. Enquanto muitos alegavam um desgaste psicológico entre encontros de pessoas vivas com entes queridos que já morreram, outros defendiam a reunião familiar.

Cena do encontro familiar / Crédito: Divulgação/Youtube/MBCLife

"É muito útil que as pessoas que sofreram um luto inesperado tenham uma despedida adequada após dores agudas", disse em entrevista à BBCGo Sun-kyu, membro do Instituto de Saúde Mental da Universidade da Coreia.

A própria Jang também argumentou em favor do experimento. Falou que conseguiu aceitar a situação e viver mais em paz. “Talvez isso seja o verdadeiro paraíso. Eu conheci Nayeon, que me chamou com um sorriso, por um tempo muito curto, mas foi um momento muito feliz. Acho que tive o sonho que sempre desejei”, desabafou a coreana.


+Confira os óculos de realidade virtual disponíveis na Amazon:

Óculos Quest 128GB VR - https://amzn.to/3cDvNAM

Oculos de Realidade Virtual 3D Vr Box - https://amzn.to/2AnrED3

Óculos 3D Realidade Virtual Com Headphone Warrior - https://amzn.to/2WK8JtC

VR SHINECON Original 6.0 VR - https://amzn.to/2WT1OhR

Óculos 3D Realidade Virtual Warrior, VR Glasses - https://amzn.to/2Z3YQcO

Óculos de Realidade Virtual Exos 3D Trust - https://amzn.to/2YTuLNj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W