Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Descoberta

Endurance: Conheça o navio que naufragou em 1915 e foi descoberto nesta semana

A embarcação ficou intacta no fundo do mar no Polo Sul por mais de um século

Wallacy Ferrari Publicado em 09/03/2022, às 11h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da embarcação Endurance embaixo d'água - Divulgação / YouTube / Evening Standard
Imagem da embarcação Endurance embaixo d'água - Divulgação / YouTube / Evening Standard

Com seu impressionante anúncio realizado na manhã desta quarta-feira, 9, os destroços de um navio que permanecia desaparecido desde 1915 foram finalmente localizados próximos a Antártica, no Polo Sul.

Tratava-se do Endurance, comandado pelo explorador Ernest Shackleton durante o início do século 20.

Os últimos registros da embarcação, na época do sumiço, apontaram o naufrágio para novembro de 1915, quando o capitão tentava realizar a primeira travessia por terra da Antártica

O barco tinha três mastros que rediavam o veículo e seriam facilmente identificados caso encontrados, porém, em tentativas anteriores de resgatar o barco, as condições climáticas no Mar de Weddell, onde está o navio, desfavoreceram a descoberta.

Como descobriram?

A nova operação que permitiu o encontro do navio foi intitulada Endurance22, sendo financiada e organizada por um fundo das Ilhas Malvinas.

Os veículos subaquáticos da expedição para as buscas partiram da África do Sul, em um dos pontos mais baixos do Hemisfério Sul antes da Antártica, equipados com câmeras de alta definição e aparelhos que escaneavam o espaço para rastrear possíveis achados no fundo do mar.

Os registros visuais do achado mostram que as estrutura do barco naufragado se manteve em bom estado por mais de um século, sendo ainda possível ver o nome 'Endurance' próximo ao convés.

Divulgação / YouTube / Evening Standard

Em entrevista à AFP, o diretor da expedição, Mensum Bound, manifestou apreço pela descoberta.

“Estamos muito felizes pela nossa sorte, esse é, de longe, o melhor naufrágio de navio de madeira que já vi, está intacto, em um estado brilhante de conservação”.