Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Enganou até Steven Spielberg: os inacreditáveis golpes de Bernie Madoff

Em 2008, o norte-americano foi preso após enganar mais de 30 mil pessoas ao redor do mundo, incluindo o diretor de cinema

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 17/04/2021, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bernie Madoff, norte-americano condenado a 150 anos de prisão - Divulgação / Youtube / CNBC Television
Bernie Madoff, norte-americano condenado a 150 anos de prisão - Divulgação / Youtube / CNBC Television

Na última quarta-feira, 14, o norte-americano responsável por aplicar o maior golpe financeiro da história, veio a óbito em uma prisão federal localizada nos Estados Unidos. De acordo com o portal G1, Bernie Madoff, de 82 anos, faleceu devido a causas naturais, conforme divulgou o centro médico de Butner, na Carolina do Norte.

Em 2008, o norte-americano foi preso após executar golpes financeiros. Um ano depois, Bernie Madoff foi condenado a 150 anos de prisão. Já em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, os advogados de defesa entraram com um pedido de liberdade, levando em consideração as probabilidades de contágio na penitenciária.

Conforme noticiou o G1, o réu enfrentava uma grave doença renal e os advogados temiam que ele contraísse a Covid-19 dentro da cadeia. Contudo, a Justiça dos Estados Unidos negou o pedido de liberdade solicitado pela defesa. 

Esquemas fraudulentos 

Bernie Madoff ficou conhecido mundialmente por aplicar o maior golpe financeiro dos EUA. O homem foi acusado de organizar um esquema de pirâmide financeira. Isto é, ele enganou milhares de pessoas e ficou com os bilhões de dólares delas.

Bernie Madoff, responsável por aplicar o maior golpe / Crédito: Divulgação / Youtube / CNBC Television

Durante décadas, o norte-americano se autodenominava como um guru financeiro, capaz de conseguir resultados excepcionais para os seus clientes. Como ex-presidente da Nasdaq, ele atraiu milhares de vítimas dispostas a investir, dentre elas o diretor de cinema Steven Spielberg.

O que Bernie Madoff não esperava, é que mais cedo ou mais tarde seus golpes seriam descobertos pelas autoridades. Os esquemas fraudulentos destruíram a fortuna de diversas pessoas ao redor do mundo.  

Conforme divulgou o New York Times e o G1 reproduziu, a operação fraudulenta começou com os próprios amigos e parentes do réu. Em seguida, ele passou a aplicar golpes contra fundos filantrópicos, fundos universitários, fundos de investimento e contra pessoas ricas.

Entretanto, o negócio de consultoria de investimento foi exposto em 2008, quando o Lehman Brothers quebrou naquele mesmo ano, evidenciando esquemas duvidosos.

Escândalo internacional

Na época, Madoff confessou aos seus dois filhos as operações fraudulentas e os golpes aplicados. Em seguida, ambos relataram às autoridades tudo o que o patriarca contou. Um dia depois, o homem foi detido.

Bernie Madoff, que enganou mais de 30 mil pessoas / Crédito: Divulgação / Youtube / CNBC Television

De acordo com o G1, estima-se que o golpista tenha se apropriado de em torno de US$ 17,5 bilhões de pessoas que acreditavam estarem investindo suas finanças.  

Segundo o jornal New York Times, as perdas financeiras podem ser avaliadas em mais de US$ 64,8 bilhões, incluindo valores falsos que o criminoso creditava aos seus clientes. Acredita-se, ainda, que mais de 30 mil pessoas de todo o mundo foram enganadas por Madoff.

Em 2009, o homem foi considerado culpado por todas as denúncias e, consequentemente, condenado a 150 anos de prisão. De acordo com o G1, embora ele tenha dito na época estar "profundamente arrependido e envergonhado", teve que comparecer ao tribunal utilizando um colete à prova de balas, devido às ameaças de inimigos.


+Saiba mais sobre a crise de 2008 por meio de obras disponíveis na Amazon:

A Crise de 2008 e a Economia da Depressão, de Paul Krugman (2009) - https://amzn.to/3x4Gyqv

A jogada do século, de Michael Lewis (2011) - https://amzn.to/3v0XtZt

Crise de 2008, de Editora O Curioso - https://amzn.to/2RFlVRI

A economia das crises, de Nouriel Roubini (2010) - https://amzn.to/3e1HuTO

Apagando o incêndio: A crise financeira e suas lições, de Ben S Bernanke, Timothy F. Geithner e Henry M. Paulson Jr. (2020) - https://amzn.to/3skE6ZD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W