Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Foragido por quase 50 anos: Lester Eubanks, o assassino que enganou a polícia e nunca foi encontrado

Um dos casos apresentados em Mistérios sem Solução, da Netflix, mostra a saga do homem que fugiu do corredor da morte e permanece desaparecido

Fabio Previdelli Publicado em 21/10/2020, às 17h19 - Atualizado em 23/07/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de Lester Eubanks jovem e como ele estaria agora - Divulgação/US Marshalls
Foto de Lester Eubanks jovem e como ele estaria agora - Divulgação/US Marshalls

Em 1973, o assassino condenado Lester Eubanks conseguiu fugir da prisão. Encarando uma pena perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, ele havia sido preso em 1966 e tido como um presidiário modelo por cerca de sete anos.

Seu bom comportamento, inclusive, rendeu o direito de deixar a Penitenciária do Estado de Ohio por um dia, e ir até um shopping local para realizar compras de Natal.  

Porém, como muitos devem imaginar, um shopping em plena temporada de compras é um cenário ideal para uma possível fuga — e foi isso que aconteceu. Ele havia combinado de se encontrar em um horário e local específico perto do shopping quando terminasse. Em vez disso, ele desapareceu e não é visto há quase meio século. 

Sua história é contada no Volume 2 da primeira temporada de Mistérios sem Solução, da Netflix. 

A ficha de Lester Eubanks 

Lester Eubanks foi preso, em primeiro lugar, por tentar estuprar uma garota de 14 anos antes de matá-la com um tiro — e, depois, espancá-la com um tijolo até deixá-la completamente desfigurada. Seu desaparecimento atormenta as autoridades e a família da vítima há décadas. 

Cena de Mistérios sem Solução/ Crédito: Divulgação/ Netflix

Na época em que Eubanks assassinou Mary Ellen Deener, ele já havia cometido uma série de crimes sexuais. Mas o ataque a Deener, em 14 de novembro de 1965, foi o que o levou à prisão. Naquele dia, a garota e sua irmã mais nova, Brenda Sue, de 12 anos, estavam lavando roupa. Sem troco, Deener foi até outra lavanderia pegar outras moedas.

Tragicamente, em vez disso, ela encontrou Eubanks. A jovem lutou corajosamente e frustrou seu ataque sexual violento, mas isso apenas o enfureceu. Assim, o assassino atirou duas vezes na jovem e depois bateu nela com um tijolo. Encontrada, a família de Deener foi naturalmente consumida por uma dor insuportável.  

Eubanks confessou o assassinato no dia seguinte, depois que as autoridades locais o colocaram sob prisão. Depois de ser acusado de assassinato em primeiro grau, enquanto cometia estupro, ele tentou alegar insanidade — sem sucesso. Em 25 de maio de 1966, um júri o considerou culpado e o condenou à morte. 

Foto de Mary Ellen Deener / Crédito: Divulgação/ Netflix

Posteriormente, sua sentença foi comutada para prisão perpétua sem liberdade condicional. Isso aconteceu em 1972, quando uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos considerou a pena de morte inconstitucional. No ano seguinte, ele escapou. 

A fuga 

Durante os sete anos em que Lester Eubanks esteve na prisão, ele agiu como um prisioneiro modelo. O preso foi até mesmo perfilado, em 1972, enquanto ainda estava no corredor da morte, pelo jornal The Columbus Dispatch, em um artigo sobre artistas encarcerados. A publicação o considerou “o melhor dos pintores do corredor da morte”. 

Eubanks era tão educado que se tornou um interno de honra na instalação, o que rendeu certos privilégios: como uma sessão de compras no Great Southern Shopping Center, em 7 de dezembro de 1973. 

Embora o Departamento de Correções de Ohio imediatamente listasse Eubanks como fugitivo, levaria décadas para que as autoridades federais fizessem o mesmo. Ficou claro para o vice-marechal dos Estados Unidos, David Siler, que começou a trabalhar no caso em 2016, que Eubanks havia planejado sua fuga da justiça o tempo todo. 

E então, no início da década de 1990, a investigação começou a aumentar quando um jovem policial chamou a atenção do público para o caso. 

Possível paradeiro 

Nos anos 1990, as investigações foram retomadas quando John Arcudi, um policial que estava no colégio quando Deener foi morta, virou chefe do Departamento de Detetives do Departamento de Polícia de Mansfield. Na ocasião, ele descobriu que Eubanks não foi listado como procurado pelo National Crime Information Center — o que o possibilitava de cometer outra infração menor sem ser identificado como um fugitivo.  

Com o andamento das investigações, começou a suspeita de que Lester Eubanks poderia estar usando o pseudônimo de Victor Young. Seguindo pistas de uma fonte anônima, a equipe de investigadores investigou uma fábrica de colchões em Gardena, Califórnia, onde uma fonte anônima disse que Eubanks trabalhava. 

Foto de Lester Eubanks / Crédito: Divulgação/ Netflix

A promissora pista de Gardena terminou com a notícia de que seu suspeito havia largado o emprego e desaparecido. “Acho que provavelmente estávamos bem próximos de Lester em algum momento, mas as dicas e a tecnologia não permitiram que pudéssemos chegar perto o suficiente”, disse Tim Conner, um dos investigadores do caso. “Ele é muito astuto; ele não é um cara burro. Ele tem evitado as autoridades por mais de quarenta anos”. 

Os investigadores acreditam que Eubanks, provavelmente, está sendo involuntariamente protegido por pessoas que nem mesmo sabem quem ele é. Nessa altura, o criminoso condenado já deve ter tido filhos e pode até mesmo ser avô. 


+Saiba mais sobre crimes por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W