Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Idade Média

Enigmática pedra viking é decifrada por arqueólogos suecos

Especialistas descobriram que, na realidade, a poderosa rocha Rök demonstrava a preocupação dos escandinavos com mudanças climáticas

Daniela Bazi Publicado em 09/01/2020, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pedra de Rök - Universidade de Gotemburgo
Pedra de Rök - Universidade de Gotemburgo

Uma nova análise feita na famosa relíquia viking conhecida como pedra Rök revelou o real significado da inscrição presente na famosa rocha, que intriga pesquisadores há décadas. A pedra foi erguida no final dos anos 800, no sul do centro da Suécia, perto do lago Vattern. Diversas teorias afirmavam que as escrituras faziam referência ao rei nórdico Theodoric, o Grande.

Contudo, essa afirmação foi contestada por alguns especialistas, como o professor Holmberg, da Universidade de Gotemburgo, em sua pesquisa publicada no ano de 2016, onde afirmou que “A ideia de que a pedra Rök menciona o imperador gótico Theodoric se baseia em um pequeno erro de leitura em uma grande parte do pensamento nacionalista”.

Desde então, pesquisas foram realizadas para descobrir o real significado da pedra Rök. Agora, uma equipe de especialistas de três universidades suecas apresentaram uma nova teoria. De acordo com os estudos, a relíquia descreve a dor de pais escandinavos com os corações partidos por terem perdido seus filhos devido ao frio extremo que ocorreu no século 6.

Na época, moradores escandinavos perderam suas vidas devido a baixa temperatura que atingiu a região, causada após uma série de erupções vulcânicas. Como consequência, culturas foram devastadas, a fome se instaurou e diversas espécies foram perdidas.


+Saiba mais sobre os vikings:

1. Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman (2017) - https://amzn.to/35IaKsO

2. Vikings: A História Real dos Temidos Marinheiros Nórdicos, de Peter Scott (2019) - https://amzn.to/2FDKyot

3. Vikings 4ª Temporada Vol 1 [Blu-Ray] - https://amzn.to/2R8Mj2g

4. Dicionários de Mitologia Nórdica e História e Cultura da Era Viking - Caixa, de Vários Autores (2018) - https://amzn.to/2uENq2p

5. Breve História dos Vikings, de Manuel Velasco (2013) - https://amzn.to/306hxLJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.