Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Entenda o caso de Madalena Gordiano, a mulher escravizada durante anos em Minas Gerais

Ela passou 38 anos tendo todos os aspectos de sua vida controlados pelos patrões: vivia em cárcere privado, sob vigilância, não ganhava salário — e ainda tinha sua pensão roubada

Ingredi Brunato Publicado em 04/01/2021, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Madalena Gordiano - Divulgação/ Globo
Fotografia de Madalena Gordiano - Divulgação/ Globo

Em novembro de 2020, um caso chocante de escravidão moderna foi revelada no estado de Minas Gerais, quando uma investigação realizada pelo Ministério Público do Trabalho terminou com a Polícia Federal invadindo o cárcere privado onde era mantida Madalena Gordiano

Então com 46 anos de idade, a empregada doméstica negra havia passado a maior parte de sua vida presa em uma situação análoga à escravidão: foram 38 anos sendo explorada por uma família rica tradicional do estado, os Milagres Rigueira

A gravidade do caso 

Madalena foi adotada ainda criança por Maria das Graças Milagres Rigueira, e viveu desde então em residências da família da mulher, reclusa e sob vigilância dos patrões, uma violação grave do direito humano de ir e vir. 

A doméstica também não recebia salário pelos seus serviços de limpeza, e tampouco tinha controle do próprio dinheiro. 

No ponto de sua vida em que foi libertada, por exemplo, ganhava pensão — todavia não tinha qualquer controle do que era feito com ela, que era em vez disso administrada pela família para quem trabalhava, segundo os auditores do caso, que foram ouvidos pelo UOL. 

Até eventos simples, que para outros são parte do cotidiano, como uma caminhada no parque, por exemplo, para ela eram uma novidade, segundo divulgado pelo Fantástico, da Rede Globo, que fez uma reportagem sobre a situação da mineira. 

Fotografia de Madalena Gordiano / Crédito: Divulgação/ Globo 

O roubo da pensão 

Desdobramentos mais recentes do caso de Madalena revelaram que além das violações dos direitos humanos que já eram evidentes, como a existência do cárcere privado, da vigilância constante e da ausência de salário, havia a questão de sua pensão. 

A doméstica supostamente recebia 8,4 mil reais, resultado de seu casamento com um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial chamado Marino Lopes da Costa. Todavia, esse dinheiro nunca teria passado pelas mãos da mulher, de acordo com as conclusões da investigação, que foram divulgadas pelo UOL. 

Ele foi em vez disso investido, por exemplo, na educação de uma das filhas de Maria das Graças, Vanessa, que se formou em medicina pela Faculdade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, no ano de 2007. Durante cerca de 17 anos, a pensão da empregada doméstica dos Milagres Rigueira ajudou a financiar o estilo de vida deles. 

O planejamento que levou ao roubo da pensão 

A quantia não teria caído nas mãos deles por acaso, porém, sendo em vez disso fruto de um esquema muito bem planejado. 

Nesse ponto é importante perceber, por exemplo, que o matrimônio que gerou essa pensão ocorreu em 2001, com a morte do ex-soldado em 2003. Marino Lopes tinha 80 anos quando faleceu, e sua saúde já não era como antes fazia muito mais tempo. 

Tampouco era um desconhecido: era o tio da esposa de Dalton César Milagres Rigueira, outro filho de Maria das Graças. O casório foi principalmente organizado pela patroa da doméstica, também. 

Segundo concluído pelos auditores do caso de Madalena, ela foi colocada em um matrimônio com o objetivo de dar um golpe do baú: com o resultado da morte do marido, eram 8,4 mil reais na conta, mas não na conta da doméstica, e sim dos patrões que controlavam a vida dela. 

Desfecho 

Graças ao trabalho do Ministério do Trabalho em parceria com a Polícia Federal, todavia, Madalena Gordiano afinal foi retirada dos esquemas da família que a controlava, tendo sua liberdade devolvida para controlar o próprio dinheiro, e, claro, começar a dar passeios no parque. 

Apesar de todas as violações dos direitos humanos pelo qual passou, a doméstica contou para o Fantástico que ainda tem carinho dentro de si para dar ao mundo: “Muito, aqui dentro [põe a mão no coração] eu sou demais”, disse ela.


+Saiba mais sobre a escravidão através de grandes obras disponíveis na Amazon

Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos, 2018 - https://amzn.to/2Y0apkO

Escravidão – do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares, Laurentino Gomes, 2019 - https://amzn.to/2yFP9Gn

Ser escravo no Brasil: Séculos XVI-XIX, Kátia M. de Queirós Mattoso, 2016 - https://amzn.to/3cFWMvs

Feitores do corpo, missionários da mente, de Rafael Marquese, 2004 - https://amzn.to/356TDC7

Manual Jurídico da Escravidão: Império do Brasil, de André Barreto Campello, 2018 - https://amzn.to/2VZAeii

Escravidão e capitalismo histórico no século XIX: Cuba, Brasil e Estados Unidos, de Ricardo Salles e Rafael Marquese, 2016 - https://amzn.to/2KssujA

Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, de Hebe Maria Mattos (1999) - https://amzn.to/2rcVZPV

Na Senzala, uma Flor, de Robert W. Slenes (2012) - https://amzn.to/333xXV0

A escravidão no Brasil, Jaime Pinsky (1988) - https://amzn.to/344nNEN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W