Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Entre música e pregação: A humilde infância de Elvis Presley

O garoto que se tornaria o ‘Rei do Rock’ nasceu em uma família da classe trabalhadora que lutou para criá-lo

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/06/2021, às 09h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato fotográfico de Elvis Presley, em 1956 - Getty Images
Retrato fotográfico de Elvis Presley, em 1956 - Getty Images

O terceiro artista que mais vendeu na história da música tem o nome na boca do povo até os dias de hoje. Entre admiração e polêmica, Elvis Presley persiste como um símbolo do rock n’ roll, chamado ainda por alguns de ‘Rei do Rock’.

Conforme documentado pelo site da mansão Graceland, Presley teve uma trajetória explosiva que fez com que não apenas sua carreira ficasse envolta por holofotes midiáticos, mas também sua vida pessoal, em cada atitude que tomasse e em cada relacionamento que iniciasse. 

Embora a história do sucesso de Elvis seja conhecida e propagada em todos os cantos do mundo até a atualidade, o mais impressionante, na verdade, é que ela tenha começado em uma pequena cidade no estado americano do Mississippi.

Casa humilde

Em uma casa simples com apenas dois cômodos em Tupelo, veio ao mundo aquele que viria a se tornar o ‘Rei do Rock'. Mas naquele momento, pouco antes do amanhecer do dia 8 de janeiro de 1935, gêmeos deveriam ter nascido. 

O casal de trabalhadores de classe baixa, Vernon e Gladys Presley, não conseguiu manter a saúde pré-natal correta, o que acarretou em complicações físicas na gestação. Durante o parto, o primeiro bebê morreu ainda no útero, 35 minutos antes de Elvis conseguir sair com vida do ventre materno.

O recém-nascido chegou, inclusive, a ser nomeado como Jessie Garon, que poderia ser usado tanto com a vinda de um rapaz como de uma garota. Além disso, com a retirada brusca, não foi possível identificar se os garotos seriam gêmeos idênticos. 

Infância humilde

As dificuldades econômicas da família Presleynão diminuíram mesmo após o nascimento do bebê. Segundo o site oficial da mansão Graceland, que pertenceu a Elvis, os pais da criança continuaram tendo pouco dinheiro, o que fez com que eles batalhassem para criá-la.

Entre 1935 e 1948, o garoto cresceu próximo de muitos membros de sua família, com pais, avós, tios e primos morando muito perto na pequena cidade. Todos também frequentavam a Igreja Assembleia de Deus, local que influenciou Elvis em toda a sua história musical.

Na igreja, é onde Elvis também tem o primeiro contato com a música, fora as rádios de country que escutava com a família. Lá, ele começou a apreciar a pregação e a música, aprendendo a tocar violão e a cantar.

Uma das primeiras apresentações musicais públicas de Elvis aconteceu no dia 3 de outubro de 1945. Ele cantou "Old Shep" aos apenas dez anos de idade de pé em cima de uma cadeira em um concurso de talentos na Feira e Exposição de Laticínios do Mississippi-Alabama.

Naquele dia, o menino acabou ficando em quinto lugar na competição, levando um prêmio de $ 5 em bilhetes na feira. Mas ele nunca mais pararia de cantar. Com seu primeiro violão, comprado no ano seguinte por apenas $ 12,95, a música estava apenas começando na vida de Elvis.

Uma vida melhor

Local da antiga igreja que Elvis frequentou na infância / Crédito: Wikimedia Commons

Tupelo foi a cidade onde Elvis nasceu e passou seus primeiros anos. Em 1948, porém, a família decide se mudar para Memphis, no Tennessee, tentando conseguir uma melhor qualidade de vida. 

Ainda em uma situação econômica difícil, os Presley passam a viver em moradias públicas e casas simples em bairros pobres da cidade. Para sobreviver, o artista passa a ter vários empregos, e os pais continuam tentando obter estabilidade financeira, porém sem sucesso, já que são obrigados a mudar de trabalho constantemente.

Depois de se formar no ensino médio, o futuro ‘Rei do Rock’ começa a trabalhar em uma oficina mecânica, em 1953. Mesmo tendo que trabalhar para ajudar a família nas despesas, ele não abandona a música: seu violão continua sendo seu maior companheiro, o que viria a persistir pelo resto de sua vida.

Com uma infância humilde e uma adolescência repleta de trabalho, Elvis cresceu com muito apoio de sua família, que se tornou um pilar em sua vida. Anos mais tarde, tornou-se um dos maiores artistas de toda a história, com uma trajetória notável no mundo da música.


++Saiba mais sobre Elvis Presley em grandes obras disponíveis na Amazon Brasil:

Elvis and Me: The True Story of the Love Between Priscilla Presley and the King of Rock N' Roll, de Priscilla Presley (1986) - https://amzn.to/32v7QIj

Elvis and Ginger: Elvis Presley's Fiancée and Last Love Finally Tells Her Story, de Ginger Alden (Ebook) - https://amzn.to/2QrWmj2

Elvis Presley. História, Discografia, Fotos e Documentos, Gillian G. Gaar, 2016 - https://amzn.to/39sIspm

Elvis - A biografia ilustrada, Marie Clayton, 2015 - https://amzn.to/37nsr1P

Elvis and Me, Priscilla Presley (Autor), Sandra Jarmon (Autor), Sandra Harmon (Autor), 1986 - https://amzn.to/2QABjuj

Elvis Presley: A Vida Na Musica, Ernst Jorgensen, 2010 - https://amzn.to/2QcTuHy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W