Matérias » Reino Unido

O outro príncipe Harry: tio de Elizabeth II sofreu com escândalo que abalou a corte britânica

Em 1928, o Duque de Gloucester e o futuro Edward VIII teriam se envolvido com uma mulher casada, que acusou ter engravidado de um dos herdeiros do trono

Daniela Bazi Publicado em 22/04/2020, às 06h00

Príncipe Harry, Duque de Gloucester
Príncipe Harry, Duque de Gloucester - Domínio Público

O príncipe Harry, neto de Elizabeth II, sempre foi conhecido por causar inúmeras polêmicas desde sua adolescência. Entretanto, a família real já teve outro príncipe Harry, que era tão envolvido em escândalos como o atual.

O Duque de Gloucester, conhecido apenas como Harry, é tio da atual monarca, irmão do rei George VI e o terceiro filho de George V. Assim como o filho de Charles e Diana, ele também foi um soldado do Exército Real e teve dificuldades para encontrar um papel no qual se encaixasse dentro da realeza.

Entretanto, durante uma visita de férias a África junto de seu irmão Edward, futuro Edward VIII, ambos os príncipes se envolveram em um escândalo que abalou a corte britânica no final da década de 1920. Nessa época, o Príncipe de Gales tinha 34 anos e estava acostumado a se envolver com inúmeras mulheres.

Rei George V e seus filhos, Harry, Edward e o futuro rei George VI / Créditos: Getty Images

 

Já o jovem Harry, de apenas 28 anos, era completamente diferente do irmão. Ele já chegou a ser chamado de estúpido pelo povo britânico, e dificilmente se relacionava com mulheres, característica que mudaria durante a viagem ao continente africano.

Ao desembarcarem no Quênia, inúmeras mulheres do Happy Valley passaram a dar mais atenção ao príncipe mais novo, e não a Edward, como geralmente acontecia. Dessa vez, ele percebeu que elas estavam realmente atraídas por ele e, após seus primeiros dias, disse "Existem pessoas muito agradáveis e outras muito diferentes".

Entre as mulheres que conheceu, estava Beryl Markham, esposa há 26 anos de Mansfield Markham, um aristocrata inglês. Alguns anos depois, ela se tornaria mundialmente reconhecida por ter sido a primeira pessoa a sobrevoar o Oceano Atlântico de leste a oeste.

Beryl Markham com seu avião em 1936 / Crédito: Domínio Público

 

Beryl, Edward e Harry se conheceram durante um baile de abertura no Clube Muthaiga, em Nairóbi. De acordo com um morador da época “Houve uma tremenda competição pela atenção de Edward. Sua comitiva era frequentemente mantida esperando por várias horas, enquanto ele se deleitava com uma certa loira”. Segundo o biógrafo Errol Trzebinski, essa loira seria Markham.

Poucos momentos após terem chegado, a mulher já havia se estabelecido no círculo social dos príncipes. Ao se apresentar para Harry, ela não teria se reverenciado, comum no protocolo, e sim aberto seus braços e gritado “Olá!”. Ginger Birkbeck, amiga de Beryl, afirmou que foi nesse momento em que o príncipe se apaixonou.

Contudo, durante esse momento, Markham tinha seus olhos apenas para o Príncipe de Gales. Como uma forma de resolver o problema, Beryl acabou dormindo com os dois.

A aristocrata tentava dividir seu tempo entre os dois irmãos que estavam a procura de dois safáris diferentes, e enfrentava longas viagens de carro para conseguir satisfazer os príncipes. Durante uma de suas visitas, Harry pediu para que ela voltasse com ele para a Inglaterra. A mulher aceitou a proposta antes de partir para ver Edward.

Porém, a visita teve que ser cancelada já que o rei George V estava muito doente, obrigando os herdeiros do trono a voltarem para casa. Markham acompanhou o príncipe mais novo assim como tinha prometido. Ao chegarem no Palácio de Buckingham, Beryl contou que estava grávida.

George V com seus filhos / Crédito: Domínio Público

 

Um escândalo que abalaria todas as estruturas da realeza estava formado. Uma mulher casada, sem chances de divórcio, estaria supostamente grávida de um dos príncipes, incluindo o principal herdeiro do trono. Harry não teria se importado com as possíveis confusões do caso, e continuou a se encontrar com a sra. Markham.

Quando a criança nasceu, supostamente de forma prematura, foi nomeado com Gervase Markham, e acabou sendo enviado para viver com a avó. Durante esse tempo, Harry e Beryl continuaram em seu relacionamento e passaram a morar juntos.

Em pouco tempo, o chefe da família Markham, Sir Charles Markham, que era cunhado da aristocrata descobriu sobre o caso e contou para todos o que estava acontecendo. Mansfield, o marido, acabou encontrando diversas cartas de amor estre a esposa e o príncipe.

Com a explosão do caso, advogados foram contratados para que dessem início ao processo de divórcio, que haviam avisado para a família real que eles tinham um período de dois dias antes de que a ação fosse iniciada.

Entretanto, acabou sendo comprovado que a criança não tinha chances de ser filho de nenhum dos príncipes, e que ele não havia nascido de forma prematura, sendo um filho legítimo de Mansfiel Markham, que conseguiu concluir o processo de divórcio com Beryl.

No ano passado, cartas endereçadas para a princesa Mary, irmã de Harry, foram encontradas no porão de sua casa, contendo inúmeras informações sobre seus irmãos, e que irão inspirar um documentário sobre essas histórias. Uma das correspondencias conta sobre o caso do príncipe com Beryl e o escândalo público causado pelo casal. Após o relacionamento, Henry se casou com Lady Alice Montagu Douglas Scott e teve dois filhos, William e Richard.


+ Saiba mais sobre a monarquia britânica através das obras abaixo:

1. Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império - https://amzn.to/2Y80QOZ

2. Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado - https://amzn.to/37YWSg4

3. História concisa da Grã-Bretanha - https://amzn.to/2qcqSnA

4. A Real Elizabeth - https://amzn.to/2Qr7wUO

5. Família real britânica no século 20: Rei Edward VII para rainha Elizabeth II - https://amzn.to/2SugP95

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W