Matérias Curiosidades

Eslavo: a origem da palavra “escravo”

O termo associado à tragédia dos africanos tem sua origem muito longe do continente, entre os ancestrais dos poloneses, sérvios e ucranianos

quinta 16 agosto, 2018
Negociação no País dos Eslavos Orientais, Sergei Ivanov (1909)
Negociação no País dos Eslavos Orientais, Sergei Ivanov (1909) Foto:Wikimedia Commons

Na época dos césares, ninguém tinha escravos. A palavra que eles usavam era servus, que deu origem a servo. Os servos, classe herdeira dos escravos do fim do Império Romano, tornaram-se semilivres na Idade Média. 

Foi preciso uma palavra nova para se falar em escravidão no sentido antigo: escravo. Que vem do latim slavus ou sclavus e do grego bizantino sklábos. Que significam eslavo: os povos eslavos do Leste Europeu, dos quais os descendentes são os poloneses, russos, tchecos e vários outros. Os eslavos foram escravizados em massa na Alta Idade Média.

Notícias Relacionadas

O termo surge entre os séculos 9 e 10, na Europa, por conta das derrotas dos povos eslavos em guerras contra os germânicos, terminando em sua escravização. Um exemplo está nos ataques à zona balcânica sob as ordens de Otto I, rei germânico, coroado imperador romano em 962. Milhares de derrotados, em sua maioria eslavos, se tornaram prisioneiros e foram vendidos.

Com eslavo virando sinônimo para escravo, o velho termo servus e seus derivados passaram a significar outra classe social, num degrau acima daquele dos escravos. 
 

Maria Carolina Cristianini


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais