Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Esmagado por um elefante: a insólita morte de Theunis Botha, caçador de animais

O incidente ocorreu na África do Sul em 2017 quando Botha e se grupo se deparou com uma manada

Giovanna Gomes Publicado em 14/10/2020, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Botha era um famoso caçador - Youtube/Reprodução
Botha era um famoso caçador - Youtube/Reprodução

A história de Theunis Botha, famoso caçador que foi morto ao ser esmagado por um elefante em 2017, obteve grande repercussão à época em que ocorreu, sendo que para muitas pessoas o incidente chegou ser até mesmo irônico. Mas quem era de fato Theunis Botha?

Um famoso caçador

Theunis Botha tinha 51 anos e morava com sua família em Limpopo, uma província localizada ao norte da África do Sul. Era formado em psicologia e antropologia pela Universidade de Pretória e tinha cinco filhos. Antes de se tornar famoso pela caça, foi sargento da infantaria e serviu durante a guerra civil em Angola

Manada de elefantes - Pixabay

No entanto, apesar de sua formação, o caçador vivia a partir de safáris que organizava. Seus clientes pagavam milhares de dólares para caçar animais como leopardos, búfalos, elefantes e girafas em expedições no Zimbábue, em Moçambique, em Botsuana e na Namíbia.

Imagem meramente ilustrativa de rifle de caça - Pixabay

De acordo com a Theunis Botha Game Hounds Safaris, a empresa de Botha, a família do caçador teria sido uma das primeiras a terem chegado à região do Parque Nacional Kruger.  

O trágico acontecimento se deu no dia 19 de maio de 2017, quando Botha estava com um grupo de pessoas para caçar os elefantes em Gwai, no Zimbábue.

Segundo testemunhas, três fêmeas, que protegiam seus filhos, haviam se aproximado do grupo. Como consequência, o caçador atirou nos animais. Conforme relatado pelo News24, um dos elefantes escapou da mira do caçador e o levantou com a tromba, o que fez com que um colega atirasse no bicho. De imediato, o animal caiu sobre Theunis e o esmagou.

Elefante africano - Wikimedia Commons

Curiosamente, Botha era amigo de outro caçador, Scott van Zyl, que foi morto por crocodilos no mês anterior à sua morte, no Zimbabwe.

A história do incidente percorreu o mundo e diversas foram as opiniões quanto ao caso. Enquanto para uns Theunis era um grande herói, outros reprovavam seu estilo de vida, chegando até mesmo a comemorar sua morte.


+Saiba mais sobre o tema por meio de obras disponíveis na Amazon Brasil

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W