Matérias » Arqueologia

Espada medieval encontrada na Inglaterra pertencia aos Cavaleiros Templários

Localizado há 30 anos nas misteriosas cavernas de Caynton, em Shropshire, objeto era uma preciosa arma no século 13

Joseane Pereira Publicado em 21/06/2019, às 15h00

None
- Reprodução

Uma espada localizada 30 anos atrás nas cavernas de Caynton, em Shropshire, foi identificada como uma preciosa arma do século 13, que pode ter pertencido aos Cavaleiros Templários.

No final dos anos 80, o morador Mark Lawton encontrou a lâmina enferrujada em câmaras subterrâneas, mantendo-a na janela de sua casa. 

Arma encoberta

Somente após enviar o objeto para ser avaliado por leiloeiros locais, Lawton descobriu suas verdadeiras origens. Até então, o morador tinha mostrado a descoberta apenas aos seus alunos.

“Eu estava ensinando em uma escola residencial na época, e levei a espada para mostrar aos meninos. Nunca fiz nada com ela. Está sentada no meu peitoril desde então”, declarou ele.

Crédito: Reprodução / Katy Edwards

 

Caroline Dennard, especialista em Militaria da Halls Fine Art, em Shrewsbury, certificou que a espada era da Idade Média, e provavelmente foi utilizada por um cavaleiro — uma das únicas pessoas autorizadas pelo rei a portar armas. “Este é certamente um objeto raro que tem todas as características de uma verdadeira espada do século 13”, afirmou ela. Por ter sido descoberta nas misteriosas cavernas de Caynton em Shifnal, a espada pode ter sido usada por um templário.

Dennard acrescentou que o cabo do objeto foi deliberadamente projetado com uma cruzeta reta perpendicular à lâmina, criando uma cruz. Isso serviria como um lembrete ao cavaleiro das tarefas que ele jurara cumprir. 

Nenhum item semelhante foi encontrado na área anteriormente. Lawton agora relatou sua descoberta à Equipe de Antiguidades Portáteis em Shropshire, que fará mais pesquisas sobre como a espada acabou na caverna.

Como o artefato foi encontrado em terras privadas, o proprietário pode reivindicar legalmente o objeto. Os visitantes da caverna correm o risco de serem processados ​​por invasão.