Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

“Espero que possa ajudá-lo”: Mãe revela porque cobra aluguel do filho de sete anos

Em suas redes sociais, a mulher se diz feliz com a iniciativa: "Estou tentando dar a ele uma base que nunca tive”

Fabio Previdelli Publicado em 24/10/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Apesar de não ser um assunto muito difundido no Brasil, a educação financeira se mostra cada vez mais necessária para as pessoas, ainda mais em tempos de crise onde muitas famílias precisam se desdobrar para fazerem seus salários renderem até o final do mês.

Esse cenário, no entanto, tende a mudar, afinal, de acordo com as novas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de 2020, as escolas precisam começar a implementar o tema em sua grade curricular. 

Porém, vale ressaltar que, conforme explica artigo publicado pelo Brasil Escola, a educação financeira não será uma matéria em si, mas sim algo a ser integrado em outras disciplinas, como a Matemática. 

Se por aqui o assunto ainda engatinha, em outros países a forma como administramos nosso dinheiro já é aprendida desde cedo. Um exemplo disso é o curioso caso, que chamou a atenção nas últimas semanas, que diz respeito a uma mãe que encontrou um jeito peculiar para mostrar ao seu filho de sete anos a importância de economizar. 

Pague o aluguel

Segundo noticiou o periódico britânico The Mirror, uma mãe revelou em suas redes sociais que cobra aluguel do próprio filho. O jovem, que tem 7 anos, também precisa arcar com a conta de energia elétrica e internet todos os meses. Mas de onde ele arranja dinheiro para isso?

A mãe, que atende pelo apelido de @craftedandcrazy no TikTok, disse que, para isso, o filho possui uma lista de tarefas diárias que precisam ser cumpridas. Assim, caso ele as realize corretamente, o menino ganha um dólar por dia.  

No final do mês, ele percebe que tem contas a pagar. Ele paga essas contas para mim. Ele tem aluguel, luz para o quarto e internet para o iPad”, contou em seu Tik Tok.

A influenciadora relata que, com isso, seu filho aprendeu a guardar dinheiro para pagar as contas e, com o que sobrou, usar da maneira que desejar. Entretanto, a mãe revelou que não gasta realmente o dinheiro do filho. 

“Não faço nada com o dinheiro dele, exceto colocá-lo de volta na conta de poupança. Isso o ensinou o valor de um dólar e a responsabilidade. Estou muito satisfeita com os resultados, espero que seja algo que possa ajudá-lo também”, diz.

A maneira como ela encontrou para explicar ao pequeno a importância da economia gerou diversos comentários conflitantes na rede. Enquanto uns elogiaram a postura, outros ficaram furiosos: “Ele não é adulto, é apenas uma criança. Pague suas próprias contas”.

Outro questionou: “Tudo bem, mas o que acontece se ele não fizer as tarefas? Você simplesmente não o alimenta?”. A mulher respondeu: “Claro que não retenho comida ou qualquer coisa do tipo”.

Não se trata de contas”, defende. “Estou tentando dar a ele uma base que nunca tive”, completou.

+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Educação financeira para crianças - Volume 1, de Luiz Roberto Dante (2016) - https://amzn.to/2yiDA7W

Dinheiro Compra Tudo? Educação Financeira Para Crianças, de Cássia D' Aquino (2016) - https://amzn.to/3m0S0Qx

Finanças É Coisa de Criança! Educação Financeira Livro Para Pais e Professores, de Ana Pregardier (2019) - https://amzn.to/3m1VBxQ

Como cuidar do seu dinheiro, de Thiago Nigro e Mauricio de Sousa (eBook) - https://amzn.to/3aZTCnx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W