Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Pose e carão: essas são as imagens de Hitler que ele não queria que você descobrisse

Considerando-as humilhantes, o Führer baniu sua publicação

Redação Publicado em 12/10/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Adolf Hitler em poses casuais vestindo shorts e meião. Conseguiu imaginar? 

Essa é só uma das fotos tiradas em 1930 pelo fotógrafo oficial do Terceiro Reich, Henrich Hoffman, e publicadas na revista de propaganda nazista Deutschland Erwache.

Destinada a crianças e adolescentes, a revista traz fotos e textos que enaltecem o líder da Alemanha nazista e apontam as suas inúmeras qualidades.

Mais tarde, Hitler decidiu que as fotografias eram profundamente indignas e humilhantes e decidiu apagá-las da história, proibindo reimpressões da revista.

Crédito: Reprodução

A medida teria funcionado se um exemplar da revista não tivesse sido encontrado nas ruínas de uma casa na Alemanha por Alf Robinson, membro do exército britânico, em 1945.

A revista estava em frangalhos, danificado pela água e sem a capa, mas Robinson decidiu levá-la para casa como souvenir junto com uma baioneta e uma pistola Luger. 70 anos depois, historiadores tiveram acesso a ela e decidiram traduzi-la para o inglês, tornando as imagens públicas novamente.

Crédito: Reprodução

A versão foi publicada pela editora Pen & Swords Books com o título The Rise of Hitler e é um insight da propaganda nazista. Nos textos, o ditador é descrito como um exemplo de honestidade, modéstia e gentileza. "Ninguém na Alemanha é tão amado pelo trabalhador alemão. Esse amor é expresso espontaneamente quando o vêem. Todos o enxergam como um libertador e agradecem-no com olhos brilhantes", afirma um trecho. Outro trecho diz que Hitler possui uma “grandeza e profunda humanidade que tira o ar daqueles que o conhecem pela primeira vez”.

“É um pedaço fascinante da história”, disse Ron Wilkinson, editor do livro. “Mostra exatamente como a máquina da propaganda nazista trabalhava com mentes jovens. A maioria das pessoas ainda se pergunta como uma nação inteira pode ter sido tão manipulada pelo Partido Nacional Socialista.”

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução