Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Vencedora do Oscar, Viola Davis teve uma infância difícil

A estrela já falou em entrevista sobre os momentos sofridos que passou ainda jovem

Alana Sousa Publicado em 01/07/2021, às 10h00 - Atualizado em 27/03/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Viola Davis com seu Oscar em 2017 - Getty Images
Viola Davis com seu Oscar em 2017 - Getty Images

Vencedora do Oscar, Tony, Emmy e Globo de Ouro, Viola Davis é uma das maiores atrizes de nossa geração e de Hollywood. Sendo a primeira mulher negra a ser indicada três vezes pela Academia, a americana se estabeleceu na indústria cinematográfica; aos 55 anos, está no auge de sua carreira.

Nascida na Carolina do Sul, a atriz é conhecida por seus papéis no cinema, como em Histórias Cruzadas (2011), Um Limite Entre Nós (2016) e ainda A Voz Suprema do Blues (2020). Na televisão, ficou eternizada pelo papel da advogada criminalista Annalise Keating, na premiada série How to Get Away With Muder (2014-2020).

Apesar de ser comparada a grandes nomes da indústria, Viola é bastante ativa na luta por direitos de salário iguais entre atrizes brancas e negras, e oportunidades de trabalho para mulheres da comunidade negra.

Viola Davis como Annalise Keating em How to Get Away With Murder / Crédito: Divulgação/Disney–ABC Domestic Television

Mesmo integrando a lista de atrizes mais premiadas da atualidade, Davis não esquece das dificuldades que enfrentou para chegar onde está e relembrou momentos sofridos de sua infância em entrevista de 2017.

A dura infância

Em conversa com a revista People, pouco tempo depois de ser agraciada pelo Oscar de melhor atriz coadjuvante em Um Limite Entre Nós. Davis comentou sobre quando passava fome e ainda vivia em Setor Matthews.

"Eu era capaz de saltar sobre caixotes de lixo cheios de larvas à procura de comida, de roubar a loja da esquina, porque eu estava com fome", relembrou a estrela.

Viola continuou dizendo que jamais recebia amigos em sua casa: "Nunca nenhuma criança vinha à minha casa porque ela era num edifício condenado, infestado com ratos". Ao perceber a situação de outros, sabia que sua infância era difícil.

Viola Davis em premiação / Crédito: Getty Images

Na entrevista, a atriz se descreveu como sendo "o tipo de pobre que sabia que tinha menos do que todos ao meu redor". Além da fome, episódio envolvendo bullying e racismo eram frequentes. Quem estava sempre ao seu lado era sua irmã, Deloris Grant.

"Ela foi capaz de nos tirar de qualquer dor ou sofrimento ou depressão", contou Viola. Grant inventava histórias e peças para distrair os irmãos e também enfrentava outras crianças que tratavam mal sua família.

Tudo mudou, no entanto, ao ver o filme The Autobiography of Miss Jane Pittman, interpretado por Cicely Tyson. A partir daquele momento, Davis sabia que queria se tornar uma artista e enfatizou a importância da representatividade.

Viola Davis no filme Histórias Cruzadas (2011) / Crédito: Divulgação/Walt Disney Studios

Anos mais tarde, Viola trabalhou ao lado de Tyson em How to Get Away With Murder, como filha da atriz que a inspirou ainda jovem.

Após ganhar uma bolsa de estudos e se formar em Rhode Island College, Davis se especializou na Juilliard School, em Nova York. Ao relembrar sua vida, até mesmo a protagonista se surpreende. "Eu não posso acreditar na minha vida. Sou tão abençoada".


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W