Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Hollywood

Excêntricos e curtos matrimônios: a intensa vida pessoal de Elizabeth Taylor

A bela e sedutora protagonista de Cleópatra escandalizou Hollywood após se casar 8 vezes

Victória Gearini Publicado em 16/05/2020, às 20h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth Taylor, atriz de Hollywood - Imagem de WikiImages por Pixabay
Elizabeth Taylor, atriz de Hollywood - Imagem de WikiImages por Pixabay

Bela e sedutora, Elizabeth Taylor é conhecida por ser umas das maiores atrizes da história de Hollywood, sendo considerada pelo American Film Institute como a sétima maior estrela feminina do cinema mundial. No entanto, assim como a sua personagem Cleópatra, a artista coleciona excêntricos matrimônios e outros escândalos. 

De origem britânica, Elizabeth Taylor nasceu no dia 27 de fevereiro de 1932, em Londres, e ainda criança, começou a sua carreira como atriz infantil no início da década de 40. Anos mais tarde, entre os 50 e 60, a estrela se consagrou em Hollywood, após ser convidada para estrelar o filme Cleópatra, em 1963, sendo a primeira atriz a assinar um contrato milionário.

Escândalos amorosos e paixões avassaladoras 

Antes de atingir a maioridade, sua produtora, a MGM, tentou fazer com que a jovem namorasse o até então astro do futebol americano Glenn Davis, mas ela se recusou. Anos mais tarde, foi pedida em casamento, aos 17 anos, por Howard Hughes, um magnata do cinema, que lhe ofereceu uma alta quantia para que ela se casasse com ele. Elizabeth Taylor, por sua vez, recusou o pedido, rompendo com o noivado. 

Um ano depois, aos 18 anos, a atriz se casou com o famoso herdeiro Conrad Nicholson Hilton, no entanto, a união durou pouco menos de um ano. Na época, o casamento escandalizou a imprensa, após a protagonista de Cleópatra revelar que constantemente era agredida pelo marido, que era alcoólatra.

Já em 1952, Taylor conheceu o ator britânico Michael Wilding, 20 anos mais velho, com quem teve dois filhos, Michael e Christopher Howard. Durante a década de 50, a fama de Elizabeth Taylor cresceu de forma significativa, sendo considerada um empecilho para o marido, que não aceitava o sucesso da atriz. Em 1956, se separaram, após Wilding a traí-la com uma stripper. 

Embora abalada com o episódio, logo a estrela deu a volta por cima e desta vez se casou com o produtor Mike Todd, com quem teve uma filha chamada Elizabeth Frances. Tudo parecia ir bem na relação, até que em 1958, Todd sofreu um acidente aéreo e veio a falecer. Tal episódio deixou a atriz devastada, mas não por muito tempo.

Quando o cantor Eddie Fisher ficou sabendo do ocorrido, logo foi confortar a esposa de seu amigo. A aproximação despertou uma paixão secreta, no entanto, Fisher era casado com a atriz Debbie Reynolds, que ficou arrasada quando descobriu a traição do marido com a amiga.

Duramente criticados pela mídia, Eddie Fisher e Elizabeth Taylor casaram-se em 1959, no entanto, novamente a união durou pouco, pois a atriz o traiu com o ator Richard Burton. O caso teria acontecido durante as gravações do clássico Cleópatra. 

Elizabeth Taylor em Cleópatra (1963) / Crédito: Getty Images

Nove dias após a separação, Taylor se casou com Burton, e o casal adotou duas meninas, chamadas Liza e Maria. Considerados os queridinhos de Hollywood o casal permaneceu junto até 1975, casando-se duas vezes durante esse tempo. Pouco menos de um ano após a separação, a atriz conheceu o político republicano John Warner, com quem se casou posteriormente. 

Vícios em drogas e alcoolismo

A pressão por ser esposa de um político era tanta, que Elizabeth entrou em uma profunda depressão, se entregando ao alcoolismo e vícios em remédios e cocaína. Com o fim do casamento, em 1982, Taylor se internou em uma clínica de reabilitação na Califórnia, com o intuito de se tratar. 

No entanto, foi neste lugar inusitado que a estrela conheceu seu sétimo e último marido, chamado Larry Fortensky. O casamento com o construtor civil foi planejado de uma última hora, sendo sediado no rancho Neverland, do cantor e amigo de Taylor, Michael Jackson.

Ações filantrópicas 

Acredita-se que o casamento com Larry Fortensky tenha sido o mais duradouro e tranquilo, pois mesmo após a separação mantiveram o contato. Taylor, por sua vez, estava cansada e com a saúde fragilizada, motivo pelo o qual a atriz passou a se dedicar a causas filantrópicas. 

Para consolidar o seu projeto de vida, a atriz vendeu todas as imagens de seu último casamento para a Revista People. A quantia arrecadada foi integralmente utilizada na fundação de sua instituição voltada para o tratamento de pessoas com AIDS, além de investir em pesquisas para a cura desta doença. 

Problemas de saúde e momentos finais 

Devido aos inúmeros problemas de saúde, entre eles insuficiência cardíaca crônica, a atriz se manteve longe dos holofotes por mais de 20 anos. Durante exames descobriu que o uso de cocaína no passado havia danificado a sua válvula mitral, sendo submetida a uma cirurgia em 2009.

No entanto, em fevereiro de 2011, Taylor voltou a sentir fortes dores no peito, sendo internada às pressas no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles. Antes de fazer uma cirurgia cardiovascular a atriz veio a falecer devido a uma parada cardíaca, na manhã do dia 23 de março. Aos 79 anos de idade, Taylor foi consagrada com uma das maiores estrelas do mundo, sendo sepultada no Forest Lawn Memorial Park, na Califórnia.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W