Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

Experimento Filadélfia: quando os norte-americanos fizeram um navio desaparecer

De acordo com a teoria, a Marinha dos EUA teria conduzido uma experiência fantástica

Joseane Pereira Publicado em 09/11/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O navio USS Eldridge - Wikimedia Commons
O navio USS Eldridge - Wikimedia Commons

No verão de 1943, dois anos após os EUA se envolverem na Segunda Guerra Mundial, uma tensa batalha estava sendo travada entre submarinos nazistas e navios de guerra norte-americanos. Enquanto isso, no estaleiro naval da Filadélfia, o destroier USS Eldridge estava sendo equipado com vários geradores, em uma missão secreta que procurava deixar o navio invisível, e da qual participava o cientista Albert Einstein.

A TEORIA

Embora essa história tenha sido negada pela Marinha Norte-Americana, que declarou “nunca conduzir qualquer investigação sobre invisibilidade, nem em 1943, nem em tempo algum”, muitas pessoas acreditam nela. Os geradores deveriam alimentar um campo magnético inovador, que ocultaria o navio do radar inimigo e levaria à vitória na batalha.

Segundo a história, na tarde de 28 de outubro os geradores foram ligados para testar o sistema. E quem assistia a operação se assombrou com o que aconteceu em seguida: o navio não só ficou invisível aos radares, mas desapareceu completamente no ar, levando os cientistas à loucura.

O navio teria se teletransportado da Filadélfia para o Estaleiro Naval de Norfolk, na Virgínia, antes de reaparecer envolto em uma névoa verde. E não foi só isso: os membros do navio sofreram queimaduras terríveis, e dois marinheiros foram encontrados fundidos com o casco do navio.

Apesar da ausência de evidências para essa história, o Experimento Filadélfia permanece vivo na mente de muitas pessoas, como um teste fracassado e escondido a sete chaves pelo governo norte-americano.


Saiba mais sobre esse assunto através das obras abaixo:

El viajero del tiempo y el experimento Filadelfia, de Joe Corso

Link - https://amzn.to/2PXhMFF

Experimento Filadelfia, de Terry Deary

Link - https://amzn.to/33xSnGw

Mais um dia magnífico no mar: A Vida Em Um Porta-aviões Norte-americano, de Geoff Dyer

Link - https://amzn.to/36NHVN4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.