Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Explosão de granada e 27 tiros: Mike Day, o combatente que sobreviveu ao impossível

Em 2007, Mike foi gravemente ferido enquanto servia no Iraque; oito anos depois, realizou um impressionante feito

Giovanna Gomes Publicado em 12/11/2020, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mike Day em imagem - Divulgação
Mike Day em imagem - Divulgação

A história de Mike Day, assim como a de muitos soldados, foi marcada pela violência da guerra. De acordo com o The Independent, em matéria de 2015, enquanto servia no Iraque, o ex-combatente da SEAL foi atingido por 27 tiros que o deixaram gravemente ferido. No entanto, de maneira surpreendente, ele se recuperou e tornou-se um grande símbolo de superação.

Em uma noite de abril de 2007, Mike se encontrava em uma missão na província de Anbar, no Iraque. Ele era o primeiro elemento da equipe do SEAL e estava em busca de uma célula da Al-Qaeda. Ele foi surpreendido por disparos de três membros do grupo rival enquanto entrava no local de combate.

"Assim que entrei na sala, eles abriram fogo e perdi meu rifle", disse Day em entrevista à CBN News. "Fiz a transição para a minha pistola e matei o cara na parede esquerda quando estava me levantando e caí bem ao lado dele." Dos 27 tiros que levou, 16 o feriram, enquanto as outras balas foram barradas pelo colete.

Helicóptero da SEAL - Getty Images

Após o tiroteio, uma granada explodiu a apenas dez metros do local em que os americanos se encontravam, o que fez com que Mike estivesse inconsciente. Quando acordou, cerca de um minuto depois, pegou sua arma e matou dois homens. Depois de tudo, ele ainda conseguiu se levantar e caminhar até um helicóptero que iria levá-lo para o hospital.

"Fui baleado nas duas pernas, nos dois braços, o meu polegar esquerdo quase foi amputado, fui baleado no abdômen e usei uma bolsa de colostomia por um ano. A minha omoplata direita ficou partida, fui baleado duas vezes na nádega e uma no escroto e o fato de ter sido baleado tantas vezes fez com que eu ficasse com contusões nos pulmões e com costelas fraturadas", declarou o soldado em seu blog pessoal.

Recuperação e condecoração

Mike Day - Crédito: Reprodução

Mike Day permaneceu internado durante 16 dias no hospital. Mas antes de receber alta, recebeu a mais antiga condecoração dada a militares americanos dada aos militares americanos, a Purple Heart. Durante alguns anos, o soldado recebeu tratamento para tratar do stress pós-traumático que sofria desde o incidente no Oriente Médio.

Arrecadação

Em abril de 2015, o soldado participou de um triatlo com o objetivo de arrecadar fundos para a Fundação para Tratamento do Cérebro (Brain Treatment Foundation), onde recebeu seu tratamento. Foram quase dois quilómetros de nado, mais de 90 quilômetros de bicicleta e em torno de 21 quilômetros correndo.

Livro

Em 2020, Mike publicou um livro chamado Perfeitamente Ferido: uma Memória Sobre o que Acontece Depois de um Milagre (Perfectly Wounded: a Memoir About What Happens After a Miracle). Ele espera que a obra ajude os leitores a se manterem firmes nas batalhas da vida.

“Talvez seja uma forma de ajudar a construir resiliência. Não quero dar conselhos, mas falo sobre a forma como lidei”, disse ele. "É basicamente sobre isso que o livro trata - como sofri traumas como todos sofrem e como construí a resiliência para continuar", afirmou à CBN News.


+Saiba mais sobre soldados americanos por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Perfectly Wounded: A Memoir About What Happens After a Miracle (Inglês), de Mike Day - https://amzn.to/3nmjcap

Among Heroes: A U.S. Navy Seal's True Story of Friendship, Heroism, and the Ultimate Sacrifice (Inglês), de Brandon Webb e John David Mann - https://amzn.to/2IsvE9s

The Trident: The Forging and Reforging of a Navy Seal Leader (Inglês), de Jason Redman - https://amzn.to/3lBJuVm

Não há dia fácil, de Mark Owen e Kevin Maurer - https://amzn.to/2Ikm09d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W