Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Entre assassinato e desaparecimento: os casos polêmicos dos Rockefeller

Os membros de uma das famílias mais ricas dos Estados Unidos estiveram envolvidos em tragédias, escândalos e mistérios

Pamela Malva Publicado em 04/12/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto da família Rockefeller - Getty Images
Foto da família Rockefeller - Getty Images

Muito explorada pela mídia, a vida de famosos e milionários são fontes de escândalos e polêmicas diariamente. É comum encontrar os nomes de diversas personalidades estampados em capas de revistas e manchetes de tabloides.

Por isso, é de se esperar que os Rockefellersestejam sempre na mira dos holofotes. Conhecidos como uma das famílias mais poderosas dos Estados Unidos, eles construíram sua fortuna bilionária no ramo do petróleo, com a fundação da Standard Oil, em 1870.

A empresa de John D. Rockefeller, o magnata chefe da família, trouxe a iluminação para dentro das residências americanas. E, assim, deu-se início aos anos de influência e poder dos Rockefellers, uma das famílias mais ricas do país norte-americano.

Tão famosas quanto o poder da família, as polêmicas e tragédias envolvendo os Rockefellers ficaram marcadas na história por suas características, no mínimo, curiosas. Nesse sentido, muitos descendentes de John morreram de formas intrigantes ou misteriosas.

John D. Rockefeller, o barão do petróleo / Crédito: Wikimedia Commons

Richard Rockefeller

A morte mais recente foi a de Richard Rockefeller, bisneto do barão do petróleo, ocorrida em 2014. O médico de 65 anos estava voltando para sua casa no Maine depois de comemorar o aniversário de 99 anos de seu pai, David, quando seu avião caiu, em Harrison, Nova York.

Ele tinha uma carreira de sucesso como todos os outros familiares de mesmo sobrenome e teve dois filhos, Clayton e Rebecca. Enquanto isso, John Rockefeller viveu até os 97 anos, acumulando uma fortuna de cerca de 330 bilhões de dólares. Ele morreu em maio de 1937.


Winifred Rockefeller

Anos mais tarde, a primeira tragédia que assolaria os Rockefellers aconteceu com Winifred, a sobrinha-neta do bilionário. Em 1951, aos 47 anos, ela decidiu tirar a própria vida após matar suas duas filhas, Winifred e Josephine, de 12 e 7 anos, respectivamente, na sua casa em Greenwich.


Michael Rockefeller

Michel em uma de suas viagens / Crédito: Divulgação

Dez anos mais tarde, foi a vez de Michael Rockefeller, filho de Nelson Rockefeller, o então governador de Nova York. As circunstâncias da morte de Michael, de 23 anos, todavia, foram curiosas e deixaram muitas perguntas sem respostas até hoje.

Em 1961, o bisneto do magnata do petróleo estava viajando pela Nova Guiné, a fim de estudar e reunir artes indígenas. Ele foi visto pela última vez navegando por um rio em uma canoa, antes de sua embarcação afundar.

Depois de seu desaparecimento, nenhum corpo foi encontrado. Teorias foram criadas e, por muito tempo, acreditou-se que, quando seu cadáver chegou à costa, foi devorado por canibais. Para Mary, sua irmã gêmea, no entanto, essa possibilidade era impossível.


Nelson Rockefeller

Nelson Rockefeller, ex-vice-presidente dos Estados Unidos / Crédito: Wikimedia Commons

A morte do pai de Michael veio logo em seguida, tão misteriosa quanto a do filho. Nelson foi encontrado morto em casa, acompanhado de sua assistente de 25 anos, em 1979. É claro que, graças a forma como foi encontrado, muitos disseram que ele tinha um caso com a garota.

Naquela época, Nelson tinha 70 anos e a jovem, Megan Marshack, teria testemunhado sua morte. Segundo o New York Post, a assistente pediu ajuda apenas uma hora depois da morte de seu chefe, que também foi vice-presidente dos Estados Unidos, entre 1974 e 1977.


John Rockefeller III

Irmão de Nelson e filho de John D. Rockefeller Jr., John morreu em um acidente de carro perto de sua propriedade em Pocantico Hills, em Nova York. Ele sofreu o acidente um ano antes da morte de Nelson, em 1978.


A família e a depressão

David Rockefeller, morto em 2017 / Crédito: Wikimedia Commons

Segundo Eileen Rockefeller, bisneta do bilionário, seus pais sofreram com o peso da reputação e do nome da família. Em entrevistas, ela revelou que sua mãe, Margaret McGrath, sofria de depressão.

Ao mesmo tempo, Eileen, uma filantropa de 67 anos, lembrou que seu pai, David Rockefeller, sempre sofreu com os negócios. Quando criança, ele vivia sozinho, já que seu pai e avô estavam constantemente em reuniões e encontros da diretoria da Standard Oil.

David morreu em 2017, aos 101 anos. Em 2014, ele era considerado, pela Forbes, a 49ª pessoa mais rica do mundo. Naquela época, ele era o membro mais velho dos Rockefellers e acumulava uma fortuna de cerca de 2,7 bilhões de dólares.


Clark Rockefeller, o impostor

Christian Gerhartsreiter, já na prisão / Crédito: Divulgação/Youtube

Em 1995, um homem chamado Clark surgiu nos tabloides americanos, alegando ser um membro da família Rockefeller. Com o nome, ele se casou com Sandra Boss, uma executiva sênior da McKinsey, empresa de consultoria.

As mentiras de Christian Gerhartsreiter vieram à tona quando ele sequestrou a própria filha durante uma briga pela custódia da menina. Ainda mais, ele foi preso pelo assassinato de Jonathan Sohus. O jovem era filho de Didi, a dona de um albergue onde Christian morou por um tempo.

Christian foi preso e julgado pelo assassinato depois que os ossos de Jonathan foram encontrados no quintal de sua casa. Em 2013, o criminoso foi sentenciado a 27 anos de prisão, e segue em custódia até hoje.


+Saiba mais sobre os Rockefeller através das obras disponíveis na Amazon

Titan: The Life of John D. Rockefeller, Sr., de Ron Chernow (2004) - https://amzn.to/37lRWRR

Os magnatas, de Charles R. Morris (2009) - https://amzn.to/2RNkP2N

John D. Rockefeller: A Life From Beginning to End, de Hourly History (2017) - https://amzn.to/36krLcI

O amigo americano, de Antonio Pedro Tota (2014) - https://amzn.to/30L7EDu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W