Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Fãs histéricos, tumulto e mortes: a tragédia que marcou a passagem do grupo RBD no Brasil em 2006

A passagem da famosa banda mexicana terminou em um grave acidente durante uma tarde de autógrafos

Victória Gearini Publicado em 20/03/2021, às 09h00 - Atualizado em 21/03/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do álbum Rebelde - Wikimedia Commons
Capa do álbum Rebelde - Wikimedia Commons

No dia 4 de fevereiro de 2006, os integrantes da famosa banda mexicana RBD acreditavam que fariam mais uma tarde de autográfos para fãs que tanto admiravam o trabalho grupo. Contudo, aquele fatídico dia, ficou marcado na história brasileira, após uma tragédia ocasionar a morte de alguns fãs e deixar dezenas de outros feridos. 

O triste episódio aconteceu no estacionamento do shopping Fiesta na região de Guarapiranga, localizada na zona sul de São Paulo. Na época, o caso foi amplamente noticiado pela mídia e marcou a passagem da banda no Brasil.

Fenômeno RBD

Formada pelos artistas Anahí (Mia), Dulce María (Roberta), Christian Chavez (Giovanni), Christopher Uckemann (Diego), Mayte Perroni (Lupita) e Alfonso Herrera (Miguel), a banda RBD se originou a partir do sucesso televisivo Rebelde. 

Capa do álbum Celestial / Crédito: Wikimedia Commons

Produzida pela Televisa e exibida originalmente pelo Canal de las Estrellas, logo a novela conquistou o público jovem, tornando-se um fenômeno mundial. No início da década de 2000, a trama acompanhou a saga de adolescentes de um internato mexicano, apresentando os dramas e nuances dos alunos do Elite Elite Way School.

Pouco tempo depois, a banda RBD, formada dentro da produção, ganhou espaço fora das telinhas e conquistou milhares de fãs ao redor do mundo. A partir disso, os integrantes passaram a fazer diversos shows por todo o globo. 

No Brasil, o canal de televisão SBT, adquiriu os direitos autorais da novela. Em solo brasileiro, a trama foi muito bem aceita pelo público jovem. Na época, a produção foi responsável por lançar diversas tendências de moda e música. Afinal, boa parte das crianças e adolescentes que acompanhavam a história, se inspiravam em seus ídolos teens.

A trágica passagem da banda pelo Brasil 

No auge do sucesso, a banda escolheu o Brasil para marcar presença e alegrar os fãs. Na sexta-feira do dia 4 de fevereiro de 2006, a banda desembarcou em solo nacional, às 7h50 do horário de Brasília.

Na época, conforme noticiou o jornal Folha de S.Paulo, as estrelas internacionais foram recepcionadas por mais de 7 mil fãs no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

Membros da RBD / Crédito: Wikimedia Commons

Naquele mesmo dia, o grupo iniciou o evento por volta das 11h. A tarde contou com a participação de cerca de 10 mil pessoas, que entre gritos e choros, vibravam com a performance dos icônicos cantores mexicanos. Contudo, logo a animação foi tomada por desespero.

De acordo com a Folha de S.Paulo, alguns fãs que queriam tirar fotos com os ídolos, começaram a empurrar pessoas que estavam na frente do palco. Durante a confusão, alguns fãs foram prensados contra as grades de proteção e outros foram pisoteados. 

Em seguida, a equipe do Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e as vítimas foram socorridas. Na época, os responsáveis pelo evento publicaram uma nota à imprensa lamentando o fatídico episódio. 

"Não houve quaisquer razões externas que pudessem colaborar para o acidente, fato gerado exclusivamente pela aglomeração dos fãs localizados próximo ao palco", reproduziu a Folha de S.Paulo o comunicado oficial feito pela assessoria de imprensa.

Segundo a Revista Cifras, ao menos três pessoas vieram a óbito e outras 100 ficaram feridas durante a confusão. A passagem da banda pelo país, naquele ano, ficou marcada na história do país e na carreira dos artistas. 

A banda sofreu profundamente o episódio. "Isto é algo que te destrói, que te quebra o coração. Nunca esperamos que fosse assim. O que posso dizer é que a vida segue e temos que seguir trabalhando com o coração destruído, mas as coisas vão seguir bem", explicou Christian Chávez na época do ocorrido conforme repercutido pelo Estadão em 2006.


+Saiba mais sobre a banda RBD por meio da Amazon: 

Tour Generacion En Vivo (DVD) - https://amzn.to/30Wgjnz

Rebelde: A Obra Completa Oficial, de Andrea Calmon (2006) - https://amzn.to/3rbQdHX

Live In Rio (DVD) - https://amzn.to/3lvgbEM

Nosso Amor Rebelde - Edição Brasil (CD) - https://amzn.to/30YYdBg

Que Hay Detras De RBD (DVD) - https://amzn.to/3d4IOoP

Nuestro Amor Edição em Espanhol (CD) - https://amzn.to/3eYJ3UW

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W