Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Europa

Acusado de envenenamento, Richard Roose foi fervido até a morte

Ao tentar matar o bispo John Fisher, o cozinheiro acabou envolvendo o monarca Henrique VIII no caso

Caio Tortamano Publicado em 07/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O caso foi reproduzido na série The Tudors - Divulgação
O caso foi reproduzido na série The Tudors - Divulgação

Na antiga Inglaterra, o rei Henrique VIII não desistiu de ter um herdeiro homem, e começou a procurar uma maneira de anular seu casamento com Catarina de Aragão para se casar com a jovem Ana Bolena. Como era de se imaginar, o monarca encontrou obstáculos.

O bispo John Fisher, que era um dos mais conceituados da Inglaterra, foi um dos muitos que não concordou com o pedido de Henrique e ficou ao lado de Catarina. E foi assim que um grande mistério envolvendo um cozinheiro ganhou vida. 

Em abril de 1531, uma execução em praça pública chamou a atenção de vários londrinos, que presenciavam a morte do cozinheiro Richard Roose, que, por ironia do destino, seria cozinhado até a morte. Condenado por alta traição, ele não tentou ferir nem o rei ou mesmo a rainha.

Roose foi acusado de morte por envenenamento, e suas duas vítimas foram feitas na moradia do bispo Fisher. Uma delas foi um homem qualquer presente na residência, e uma viúva vivendo sob a caridade do bispo. Fisher, que provavelmente era o alvo do veneno, nem sequer chegou a tomar a sopa. 

Bispo Fisher / Crédito: Getty Images

O cozinheiro admitiu que envenenou a sopa, mas que era apenas uma brincadeira - ele acreditava que era um laxante ao invés de um veneno. Curiosamente, a punição foi motivada, principalmente, por Henrique, que determinou o envenenamento antes mesmo de um julgamento.

Depois do caso, o envenenamento de qualquer tipo passou a ser considerado alta traição, e a ferver alguém até a morte era a forma legal de punir alguém que cometesse o delito. Mas a pergunta que fica é: o que o bispo tem a ver com essa situação?

Alguns historiadores acreditam que Henrique VIII teria mandado matar o bispo para que pudesse se casar com Ana Bolena. A família da futura rainha foi acusada de ter contratado o cozinheiro para envenená-lo. Imediatamente, o monarca se mostrou extremamente irritado quanto às afirmações.

É comumente constatado que Henrique possuía grande aversão por veneno, e que todo o imediatismo do caso se deu por conta da fobia que ele teria desenvolvido, livrando qualquer conspiração contra o bispo de cogitação.

Ordenado ou não pelo rei, a circunstância do julgamento continua sendo suspeita e a rapidez com que Henrique quis que o profissional fosse executado.


Para ler mais sobre Henrique VIII recomendamos as seguintes obras:

As seis mulheres de Henrique VIII, Antonia Fraser (2009)

link: https://amzn.to/367M1P9

A famosa história de vida de Henrique VIII, William Shakespeare (2016)

link: https://amzn.to/2OXx6Bu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.