Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Fiel companheira de Elizabeth II: Conheça Lady Susan Hussey

Susan chamou a atenção por sua proximidade com a monarca. Porém, o que poucos sabem, é que essa amizade já dura décadas

Fabio Previdelli Publicado em 22/04/2021, às 17h16 - Atualizado às 18h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lady Susan ao lado de Elizabeth em montagem - Divulgação/ YouTube/ Wogg26
Lady Susan ao lado de Elizabeth em montagem - Divulgação/ YouTube/ Wogg26

Em 2021, o Reino Unido parou para acompanhar o funeral do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II. A rainha faleceu nesta quinta-feira, 8, no Castelo de Balmoral, na Escócia.

Por conta de um pedido pessoal do Duque de Edimburgo, e também pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi feita com um número reduzido de convidados: apenas 30 pessoas participaram. 

Imagem do caixão de Philip/ Crédito: Divulgação/Youtube/Família Real

Realizado em St. George, a capela gótica do século 15 localizada no Castelo de Windsor de quase mil anos, cerca de 50 quilômetros a oeste de Londres, o funeral contou com a participação de algumas pessoas ligadas a Família Real Britânica, entre elas, Lady Susan Hussey foi o que mais chamou a atenção. 

Quem é a fiel companheira de Elizabeth II? 

Durante anos, Lady Susan foi casada como Marmaduke Hussey, falecido presidente da BBC. Aos 81 anos, ela faz parte do ciclo íntimo da monarca. Como repercutiu uma matéria publicada no site da revista L’Officiel, as duas se conhecem desde o nascimento do príncipe Andrew, em 1960.  

Por esse motivo, ela é conhecida com uma das figuras pela qual a rainha nutre mais confianças, além disso, Susan também é carinhosamente chamada de ‘Monitora Chefe Número Um’ do Castelo de Windsor.  

Segundo matéria do The Independent, a ligação de Susan com a Coroa também possui outros laços. Além de madrinha do príncipe William, ela também é a filha mais nova do 12º Conde de Waldegrave e irmã do ex-ministro William Waldegrave.  

Além disso, conforme explica o L’Officiel, Hussey, muitas vezes, representa Elizabeth em funerais e eventos quando a monarca possui compromissos em outros locais. Apesar do título de Dama Grã-Cruz da Ordem Real Vitoriana, Susan não é paga por seu papel, servindo apenas por sua lealdade à rainha.  

Lady Di ao lado de Susan / Crédito: Divulgação/ YouTube/ Wogg26

Também já esteve presente em momentos importantes e pessoais da Coroa, como cumprimentar os primeiros-ministros durante suas viagens ao palácio e por acompanhar Pippa Middleton, a única irmã mulher de Catarina, Duquesa de Cambridge, à igreja em Sandringham, em 2017. 

Além de Susan, conforme explica matéria publicada pela Vogue, as damas de companhia de Elizabeth são escolhidas pessoalmente pela rainha. Entre suas obrigações, estão os mais variados deveres, que vão desde cuidar de afazeres mais simples, como entregar buquê de flores e lidar com a correspondência da monarca; até representá-la em compromissos oficiais, como é o caso de Hussey

Sobre Philip

Nascido em 10 de junho de 1921, o príncipe Philipda Grécia e da Dinamarca, teve uma infância errante e conturbada, na juventude, ele descobriu sua vocação quando entrou para a Marinha britânica.

O homem se casou com a então princesa Elizabeth em 1947, na ocasião, continuou seu trabalho como militar, mas, renunciou ao cargo após a esposa assumir o trono britânico, em 1952.

O relacionamento rendeu quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Philip tinha oito netos e iria completar 100 anos em junho.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7