Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'Outer Banks'

A figura histórica real que inspirou o personagem Denmark Tanny de 'Outer Banks'

O enigmático personagem chamado 'Denmark Tanny' chama atenção seriado, contudo, a história real é ainda mais intrigante

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 28/02/2023, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do personagem Denmark Tanny e cena da série 'Outer Banks' - Divulgação / Netflix
Pintura do personagem Denmark Tanny e cena da série 'Outer Banks' - Divulgação / Netflix

O seriado 'Outer Banks' angariou a atenção dos assinantes da plataforma de streaming Netflix, se tornando uma das obras mais assistidas ao mostrar uma história dramatica de adolescentes aventureitos que buscam um tesouro relacionado a um curioso desaparecimento relacionado ao pai do protagonista, de nome John.

Contudo, ainda na primeira temporada, um personagem é apresentado quando o grupo revisita o passado, encontrando um quadro com sua feição fechada no escritório de Ward Cameron; trata-se do enigmático Denmark Tanny, que cuja imagem, com padrões antigos e trajando um terno, foi debatida pelos próprios componentes da trama.

No quarto episódio da série, Sarah explica que, apesar de misterioso, ele foi um escravizado que conseguiu comprar uma grandiosa plantação, pagando as terras com ouro, chamando atenção pelo fato de um homem, antes desprovido de liberdade, ter obtido recursos suficientes para se tornar um proprietário agrícola.

O portal TUDUM, da Netflix, acrescentou mais informações sobre o personagem; Denmark teria nascido no ano de 1806 e serviu como escravo no navio Royal Merchat, onde trabalhava como cozinheiro. Contudo, a história relata que o navio naufragou e ele, como único sobrevivente, resgatou os tesouros a bordo e comprou a liberdade.

O tesouro, no entanto, era tamanho que ainda possibilitou a compra do terreno e pagar pela liberdade de todos os escravos da ilha Kildare, libertando três filhos. Com a quantia, ainda teria tentado negociar a liberdade da esposa, Cecelia, e da filha, mas a proposta foi recusada e os donos optaram por matá-lo. Posteriormente, ele teria sido morto pela mesma família que detinha sua esposa.

História real?

Apesar da riqueza de detalhes na obra, contando inclusive com contexto histórico compatível com a temporalidade das investigações da série, Denmark Tanny é um personagem ficcional criado pelos roteiristas de 'Outer Banks'. Contudo, a criação livre teve uma inspiração real de um homem que viveu entre os séculos 16 e 17 no território dos Estados Unidos.

Ele é inspirado na história de Denmark Vesey, um homem que chegou a ser vendido ao capitão Joseph Vesey como escravo, na Carolina do Sul, mas ganhou na loteria no ano de 1799, quando tinha 32 anos.

Retrato de Denmark Vesey / Crédito: Wikimedia Commons / Domínio Público

Com a quantia de aproximadamente US$ 1,5 mil, que na época era uma fortuna, ele tornou-se um ativista e líder comunitário, comprando sua própria liberdade e ganhando notoriedade local ao abrir uma carpintaria. No entanto, ao tentar comprar a liberdade de parentes, teve a oferta rejeitada.

Na vida real, ele não é morto por um dono de escravos, mas sim pelo próprio Estado; em 1822, ele tramou uma revolta e angariou escravos para matar proprietários, antes de uma fuga em massa para o Haiti. Contudo, o plano vazou, com Denmark sendo apontado como mandante e condenado a pena de morte.