Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagens

Foragido durante anos, El Chapo acabou sendo capturado por uma obsessão peculiar

A paixão por uma atriz colocou um dos bandidos mais procurados do mundo na cadeia

Penélope Coelho Publicado em 19/04/2020, às 12h00 - Atualizado às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
El Chapo em 19 de janeiro de 2017, sob custódia com agentes da DEA. - Wikimedia Commons
El Chapo em 19 de janeiro de 2017, sob custódia com agentes da DEA. - Wikimedia Commons

“Você é o que há de melhor neste mundo. Cuidarei mais de você que dos meus próprios olhos”, as palavras apaixonadas de um dos traficantes mais famosos do mundo, Joaquín Guzmán, mas conhecido com El Chapo, serviram como abertura para que a polícia pudesse recapturar o bandido, que cego de amor foi descuidado.

Joaquín Guzmán, veio de uma família pobre. Aos 15 anos, começou a plantar um pé de maconha em seu quintal para poder vender e sustentar sua família. A partir daí o homem criou amor pelo tráfico e tornou-se um dos maiores nomes dos carteis de droga do mundo.

Seu apelido, El Chapo, se deu por sua altura: 1,68. Pequeno e astuto, o homem foi preso diversas vezes, mas, sempre conseguia dar um jeito de escapar. Ele só não sabia que sua última captura iria acontecer porque ele estava apaixonado demais para perceber que estava sendo monitorado pela polícia.

El Chapo em 2017 / Crédito: Wikimedia Commons

Cego de paixão

Na busca implacável pelo homem que humilhou as autoridades mexicanas em mais uma fuga, as autoridades do país descobriram sua obsessão pela atriz de novelas Kate del Castillo, atriz principal da série mexicana intitulada Rainha do Tráfico. Seu papel como uma narcotraficantena produção televisiva, despertou o olhar de El Chapo. Em seu esconderijo, ele assistia compulsivamente as temporadas da minissérie.

Depois de sua fuga para Sierra Madre, uma cadeia montanhosa no México, Guzmán, estava quase incomunicável com o mundo exterior, se não fosse por sua paixão. Segundo a investigação, o traficante viu a oportunidade de se comunicar com Kate através de e-mails e a mulher deu abertura para El Chapo.

Kate Del Castillo na série Rainha do Tráfico / Crédito: Divulgação 

Com o tempo ela se tornou uma espécie de assessora para ele, chegando a marcar uma entrevista de Joaquín com o ator Sean Penn. El Chapo tinha o sonho que a sua história fosse contada em Hollywood, por isso, a atriz entrou em contato com produtores e atores, chegando ao nome de Penn.

Ele convidou os dois para uma visita em seu refúgio nas montanhas de Durango, na época, um dos homens mais procurados do planeta, estava decidido a abrir suas portas para os artistas. Ele só não imaginava que pagaria pelo ego.

O convite foi detectado e os e-mails enviados foram rastreados pelas forças de segurança do México. Nas mensagens, ele chamava a atriz de linda e dama. A polícia interviu avisando os atores que o encontro não iria mais acontecer. 

A isca continuou funcionando bem, Guzmán estava louco para encontrar sua musa, ele havia enviado seus homens prepararem uma casa na cidade de Los Mochis, em Sinaloa. O local tinha todo o tipo de comodidade e obviamente, um túnel de fuga. 

A polícia não esperou para atacar, agiram assim que o homem chegou no local, os capangas do traficante perceberam a movimentação estranha e rapidamente tentaram esconder seu líder mais uma vez, a perseguição durou aproximadamente seis horas na cidade, quando os oficiais finalmente conseguiram capturar El Chapo, em Sinaloa. 

Em 22 de fevereiro de 2014, ele foi detido por autoridades da marinha mexicana. Em 17 de julho de 2019, o traficante foi formalmente sentenciado à prisão perpétua. Em sua residência, foram encontrados quatro DVDs da Rainha do Tráfico, que estavam desgastados por tanto uso.


++ Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo disponíveis na Amazon:

Sra. Escobar: Minha vida com Pablo, Victoria Eugenia Henao (2019) - https://amzn.to/3dlc75A

Amando Pablo, odiando Escobar, de Virginia Vallejo (2017) - https://amzn.to/37VEWlK

Minha Vida com Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez e Maritza Neila Wills Fontecha (2017) - https://amzn.to/2tgBgvK

Pablo Escobar: meu pai, Juan Pablo Escobar (2015) - https://amzn.to/2QeEaKk

Pablo Escobar: O Narcotraficante: A história por trás do homem que matou mais de 5 mil pessoas (Mentes Criminosas Livro 1)- https://amzn.to/36bejsA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du