Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Pré-História

Fortaleza de 7 mil anos é encontrada na Turquia

Com 21 metros de altura, muralha teria sido construída para proteger algo valioso

Joseane Pereira Publicado em 30/10/2019, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
IHA
IHA

Arqueólogos na Turquia encontraram uma fortaleza pré-histórica que, remontando ao período neolítico, poderá lançar luz sobre o passado da Anatólia. Segundo Isabella Caneva, arqueóloga da Universidade de Salento, Itália, e líder do projeto, "não sabíamos que havia uma tecnologia nesse período em termos técnicos”.

Os traços de fortaleza com aproximadamente 21 metros de altura foram encontrados no monte Yumuktepe, assentamento costeiro que hoje fica a 2,5 km do mar. O local, que já fez parte dos impérios Hitita, Romano e Bizantino, tem sido alvo de pesquisas contínuas. Dentre as várias descobertas, a fortaleza se tornou uma das mais importantes.

Provavelmente, o monte Yumuktepe era um centro de metalurgia, e a grande parede foi construída para proteger fontes de cobre. O metal era importante para objetos cerimoniais e armas. “Certamente havia um produto especial sendo produzido lá porque uma vila normal não exigiria uma parede tão grossa e sólida", afirmou Caneva. “[o cobre] era uma tecnologia importante e uma substância valiosa”.

Confira um vídeo da escavação: