Matérias » Estados Unidos

"Quinta-feira negra": O dia em que Wall Street começou a afundar

Há exatos 90 anos, imagens captaram o momento do desespero das pessoas logo após a queda da Bolsa de Nova York

Redação Publicado em 24/10/2019, às 09h00

Pessoas reunidas na frente de um banco, durante a Grande Depressão
Pessoas reunidas na frente de um banco, durante a Grande Depressão - Crédito: Wikimedia Commons

Terminada a Primeira Guerra, o mundo mergulhou em um período de "irracionalidade exuberante", para usar a expressão consagrada por Alan Greenspan, ex-presidente do Banco Central norte-americano.

Nova potência mundial, os Estados Unidos lideraram esse tempo de riqueza e excessos, que passou à História com nome de Roaring Twenties, os loucos anos 20. 

Crédito: Wikimedia Commons

 

Tudo acabou na manhã de 24 de outubro de 1929. A Bolsa de Valores de Nova York desabou, dando fim a uma ciranda financeira na qual bancos emprestavam a corretoras que investiam em ações como se não houvesse chance de queda de preços.

Ainda que economistas como Roger Babson e jornalistas como Alexander Noyes, do New York Times, alertassem para os ricos, qualquer pessoa acreditava que ficaria rica com ações — de magnatas a engraxates. Não existe uma única razão para debacle.

Crédito: Wikimedia Commons

 

A quebra de um conglomerado britânico foi apontada como uma delas — mas, possivelmente, a tragédia nasceu da crença da riqueza para todos. Quando a realidade se impôs, as pessoas, como na foto, vagavam por Wall Street em busca dos culpados por terem perdido todas as suas economias.


Saiba mais sobre a queda da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão:

1. 1929: Quebra da bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do século, de Ivan Sant'Anna (2014) - https://amzn.to/2p5TrT2

2. A crise de 1929, de Bernard Gazier (2009) - https://amzn.to/2PjKb8R

3. 1929: A Grande Crise, de John Kenneth Galbraith (2010) - https://amzn.to/2JeSui4

4. A grande depressão americana, de Murray N. Rothbard (2012) - https://amzn.to/31Gl4j5

5. As Grandes Depressões: 1837-1896 e 1929-1939 - Fundamentos Econômicos, Consequências Geopolíticas e Lições Para o Presente, de Osvaldo Coggiola (2009) - https://amzn.to/2MFR7LH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.