Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Sedução fatal: Freddie Oversteegen, a implacável jovem que atraía nazistas para a morte

Criativos e mirabolantes, os planos da holandesa ainda contavam com a ajuda da família para combater o regime de Hitler

Wallacy Ferrari Publicado em 12/02/2021, às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Oversteegen durante a juventude - Divulgação
Freddie Oversteegen durante a juventude - Divulgação

Nascida em 1925 no município de Harleen, próximo de Amsterdã, a holandesa Freddie Oversteegen cresceu na região suburbana do país ao lado da irmã mais velha, Truuss. Com uma forte influência da família, a jovem cresceu e desenvolveu posicionamentos contrários ao autoritarismo; antes da Segunda Guerra Mundial, seus pais permitiram que lituanos se escondessem de autoridades na residência da família.

Quando a guerra iniciou com maior força, a família também abrigou judeus, caçados durante o regime nazista, e disseminou os princípios comunistas via panfletos e cartazes. A atuação chamou a atenção do conselho de resistência da cidade, que chegou a enquadrar os residentes com intimidações do comandante Frans van der Wiel, mas apenas como uma advertência.

Freddie e a irmã Truuss em retratos fotográficos / Crédito: Divulgação

Agindo de maneira mais organizada, Freddie e Truuss pediram a autorização da mãe para realizar um plano meticuloso; com o auxílio de uma amiga, Hannie Schaft, trabalhariam em ações de sabotagem contra os nazistas, desde resgates em campos de concentração, até esconderijos. Devidamente autorizadas, as jovens se uniram para realizar os atos.

Viúvas negras

Concentrando os trabalhos na Holanda, o objetivo era tirar o máximo de soldados nazistas das ruas do país. Com criatividade, diversos planos foram elaborados; cartazes oferecendo empregos falsos para soldados retornarem para a Alemanha, envenenamentos e até tiros disparados enquanto passavam de bicicleta. Porém, o romântico plano de sedução foi o mais eficiente.

Freddie Oversteegen / Crédito: Divulgação

Frequentando bares, as moças encontravam os soldados nazistas e revezavam no cortejo dos rapazes. Freddie, por ser a mais nova e, aparentemente, sem suspeitas, era a mais escalada para atrair os homens. Prometendo uma noite de amor, a soldado do estabelecimento e, com a ajuda das amigas, conduzia o homem para a floresta antes de executá-lo.

Em entrevista à VICE holandesa em 2016, Freddie afirmou que as moças treinavam a mira com frequência e eram munidas de escopetas e revólveres para os assassinatos, além de aprender a ocultar os cadáveres sem suspeitas. As irmãs nunca revelaram quantos soldados foram mortos com as estratégias do grupo.

Descoberta trágica

Três semanas antes do fim da Segunda Guerra, Hannie, a principal idealizadora dos planos, foi capturada por nazistas após localizarem sua bicicleta com armas. Executada, as moças cessaram o plano até que fosse possível repor as ferramentas para as execuções. Com o fim da guerra, no entanto, o deslocamento dos nazistas para fora da Holanda aumentou gradativamente.

Freddie comemora o reconhecimento expondondo sua medalha / Crédito: Wikimedia Commons

Em 2014, as irmãs foram homenageadas e receberam uma medalha de reconhecimento nacional — a Cruz de Mobilização da Guerra — pelas mãos do primeiro-ministro holandês Mark Rutte. Esbanjando bom humor, Freddie afirmou que não era de seu feitio os atos violentos, chegando a ficar com pena dos homens assassinados: “Nunca combina com ninguém, a menos que sejam criminosos de verdade”.

Em entrevista ao Washington Post, em 2016, revelou que superou a morte da melhor amiga “casando e tendo bebês”, prosseguindo a vida após o fim da guerra. Truuss, que era dois anos mais velha, faleceu em 2016, e Freddie faleceu em 5 de setembro de 2018, na véspera de seu aniversário de 93 anos, morando em uma casa de repouso.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial em grandes obras disponíveis na Amazon

Seducing and Killing Nazis, por Sophie Poldermans (2019) - https://amzn.to/37JyCyt

A Segunda Guerra Mundial, por Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34yu8Zl

A Segunda Guerra Mundial, por Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2q4Vjw3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W