Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Futuro do reinado: Como funciona a linha de sucessão da Família Real britânica

Entenda o que acontecerá quando reinado de Elizabeth II chegar ao fim

Penélope Coelho Publicado em 29/04/2021, às 12h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II, príncipe Charles, príncipe William e príncipe George - Divulgação/Instagram/Ranald Mackechnie
Rainha Elizabeth II, príncipe Charles, príncipe William e príncipe George - Divulgação/Instagram/Ranald Mackechnie

Em fevereiro de 1952, a então princesa Elizabeth viu sua vida mudar, já que com a morte do pai, rei George VI, ela se tornaria a rainha. Aos 25 anos de idade, a jovem assumiu o papel de monarca do Reino Unido, e desde então, comanda o mais longo reinado da história britânica.

Há mais de seis décadas o mundo está acostumado com Elizabeth II no poder, mas, afinal de contas, como funciona a linha de sucessão da Família Real quando esse reinado chegar ao fim?

Imutável

Para compreender tais mecanismos é importante entender um fator em especial: quem encabeça a lista de sucessão é sempre o primeiro filho ou filha de um monarca e assim por diante.

Caso o membro da família não tenha filhos, a ordem segue para a chamada linha colateral mais próxima, na maioria das vezes um irmão ou irmã. Ou seja, a sucessão ao trono sempre é determinada por descendência.

Por isso, vale ressaltar que a recente morte do marido de Lilibeth, príncipe Philip, não altera em nada esse sistema monárquico, já que ele não era rei. As informações são do jornal O Globo.

Coroação de Elizabeth II / Crédito: Getty Images

Ordem

Atualmente, quem encabeça a ordem para a linha de sucessão é o filho mais velho da rainha, Charles, atualmente com 72 anos. Desde o início de sua vida, o príncipe de Gales já sabia de suas grandes responsabilidades no futuro.

Antes do nascimento de seus dois filhos, eram os irmãos de Charles que seguiam na linha ao trono: Andrew, Anne e Edward. Mas, o reinado está cada vez mais distante para eles, com a chegada dos filhos do príncipe de Gales.

Em 1982, nascia o príncipe William, fruto do relacionamento entre Charles e a princesa Diana, desde então, o homem se tornou o segundo na linha de sucessão.

Em 1984, nascia o segundo filho do casal, príncipe Harry, que se tonou o terceiro na fila. No entanto, as coisas mudaram para o duque de Sussex em 2013, com o nascimento do primeiro filho de seu irmão mais velho.

Naquele ano nasceu o príncipe George, primeiro filho de William e Kate Middleton, desde então — o pequeno que hoje tem 7 anos — é o terceiro na fila para futuramente se tornar rei.

A quarta pessoa na linha de sucessão é a princesa Charlotte, segunda filha do duque e da duquesa de Cambridge, o quinto lugar fica para o caçula, príncipe Louis, que recentemente completou 3 anos.

Primeira imagem com os sucessores de Elizabeth divulgada pela família real / Crédito: Divulgação/ Instagram/ Ranald Mackechnie

Com o nascimento dos sobrinhos, as possibilidades de assumir o trono ficaram ainda mais distantes para Harry, que atualmente é o sexto na linha de sucessão.

Em sétimo lugar está seu filho Archie Harrison Mountbatten-Windsor, fruto do relacionamento com Meghan Markle. Em oitavo lugar nessa fila deve entrar a segunda filha do casal, já que atualmente a ex-atriz está grávida.

Príncipe Andrew, o segundo filho homem de Elizabeth II está em nono lugar nessa lista, entretanto, o homem está afastado de suas funções reais pelo envolvimento no escândalo sexual de Jeffrey Epstein.

Andrew teve duas filhas: Beatrice e Eugenie, ambas ocupam o décimo e décimo primeiro lugar na linha de sucessão. Recentemente, a princesa Eugenie deu à luz a seu primeiro filho, que segue no décimo segundo lugar na fila para assumir o trono.


+Saiba mais sobre a família real britânica por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018) - https://amzn.to/2T9uEuc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7