Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra Mundial

Georg Elser: o homem que por 13 minutos não evitou a Segunda Guerra

O comunista alemão planejou um atentado a vida de Hitler, todavia, não obteve sucesso e teve um trágico fim

Giovanna de Matteo Publicado em 27/09/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elser (à esqu.) e Hitler (à dir.) - Wikimedia Commons
Elser (à esqu.) e Hitler (à dir.) - Wikimedia Commons

Johann Georg Elser nascido em 4 de janeiro de 1903 ficou conhecido por ser o alemão que planejou e executou um plano de assassinato de Adolf Hitler, que levou o nome de bombardeio de Bürgerbräukeller. O ataque ocorreu no dia 8 de novembro de 1939 em Munique, no entanto, acabou não matando o político, e atingiu 8 pessoas, ferindo outras 62. Entre elas estavam líderes nazistas do alto escalão.

Elser construiu uma bomba através de explosivos e pólvora roubados da fábrica em que trabalhava. Enquanto trabalhava à noite no Bürgerbräukeller, elaborava seu dispositivo durante o dia.

Determinado, instalou o explosivo perto da plataforma em que Hitler faria um discurso. Foi em vão. Adolf encerrou seu discurso para uma audiência de 3.000 adoradores do partido nazista da Alemanha às 21h07, somente 13 minutos antes da bomba explodir, às 21h20. Todavia, Adolf saiu do local antes do esperado, e por isso não foi atingido pela explosão.

A motivação

Elser era carpinteiro e marceneiro, filiado à Federação do Sindicato dos Marceneiros, já havia mostrado suas tendências esquerdistas. Em um interrogatório de 1939, ele afirmou ser eleitor do Partido Comunista da Alemanha até 1933.

Existem evidências também sobre a oposição do trabalhador ao nazismo tendo diversas vezes se recusado a fazer a saudação a Hitler, e não participar junto com os amigos de trabalho para ouvir os discursos do líder governamental transmitidos pela rádio, além de não ter votado nas eleições ou referendos durante o governo nazista.

Uma carta do comunista Josef Schurr, que o próprio enviou a um jornal em 1947, afirmava que Elser "sempre esteve extremamente interessado em alguns atos de violência contra Hitler e seus comparsas". 

Foto de Georg Elser / Wikimedia Commons

"Pensei em como melhorar as condições dos trabalhadores e evitar uma guerra. Por isso não fui encorajado por ninguém. Raciocinei que a situação na Alemanha só poderia ser modificada por uma remoção da liderança atual, quero dizer Hitler, Goering e Goebbels... A idéia de eliminar a liderança me veio no outono de 1938 ... Pensei comigo mesmo que isso só é possível se a liderança estiver junta em um comício. Pela imprensa diária, deduzi que a próxima reunião de líderes aconteceria nos dias 8 e 9 de novembro de 1938 em Munique, na Bürgerbräukeller", declarou Georg, em interrogatório depois de ser preso pela Gestapo, onde sofreu diversas torturas.

O Bürgerbräukeller após o bombardeio / Wikimedia Commons

O Dr. Albrecht Böhme foi testemunha das torturas sofridas por Elser e relatou o episódio: "Mas Elser, que gemia e sangrava muito pela boca e pelo nariz, não fez nenhuma confissão; provavelmente não teria sido fisicamente capaz, mesmo se quisesse."

Depois do ocorrido ele foi mantido prisioneiro por mais de cinco anos, até ser enviado para o campo de concentração de Dachau, onde foi executado menos de um mês antes da rendição da Alemanha nazista. 


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W