Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / França

Glorioso Primeiro de Junho: 225 anos da primeira batalha naval

Há 225 anos, ocorria a o grande confronto entre a frota inglesa e o exército revolucionário francês

André Nogueira Publicado em 01/06/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
o Glorioso primeiro de junho por Philippe-Jacques de Loutherbourg, 1795 - Wikimedia Commons
o Glorioso primeiro de junho por Philippe-Jacques de Loutherbourg, 1795 - Wikimedia Commons

Com a Revolução Francesa e a destituição violenta do Antigo Regime em busca de um mundo novo, o exército francês, composto pelo povo do país, declarou guerra a diversos países vizinhos que ainda mantinham monarquias. Era o período das Guerras Revolucionárias Francesas.

Durante a Primeira Coalizão dessas campanhas, o dia 1º de Junho de 1794 ficou marcado como o Glorioso Primeiro de Junho. Isso porque a Primeira República Francesa travou a primeira batalha entre marinhas com o Reino da Grã-Bretanha, comandado pelo almirante Howe.

A batalha se deu com a interdição de um comboio de grãos destinados a alimentação, que seria exportado para os Estados Unidos (recém-independente), mas estava protegido pela frota francesa de Louis Thomas Villaret de Joyeuse.

As frotas se confrontaram no Oceano Atlântico, próximo à ilha francesa de Ushant. Mesmo com os contra-ataques franceses à campanha britânica, a batalha gerou diversos prejuízos à força militar dos revolucionários franceses. Por isso, na visão inglesa, a batalha foi uma grande vitória.