Matérias » Rússia

Guardada a sete chaves: A misteriosa vida pessoal de Putin

Os registros de momentos de lazer do presidente russo são poucos, que envolvem quase sempre passeios a cavalo; sua família, porém, está próxima a um segredo de Estado

Isabela Barreiros Publicado em 19/01/2020, às 09h00

Putin brincando com seus cachorros em 2013
Putin brincando com seus cachorros em 2013 - Getty Images

A exposição muitas vezes aparece como inevitável ao cargo de presidente. Vladimir Putin, líder político da Rússia, no entanto, foge a essa regra. E até mesmo torna sua vida privada quase um segredo de Estado — pouco se sabe sobre sua família e sua vivência além dos compromissos oficiais.

O presidente zela ao máximo por sua intimidade. Os momentos de lazer de Putin —, em que ele não está vestindo ternos —, são raramente fotografados. A mídia tanto russa quanto internacional tem contato apenas com fotos do político andando a cavalo, indo na academia ou brincando com seus cachorros. Esse é o máximo que podemos ver da vida do homem fora seu cargo.

Da família, muito pouco se sabe. Putin e Lyudmila Putina se divorciaram em 2014. Após 30 anos de casamento, o líder anunciou a separação diante da TV russa, alegando que “foi uma decisão conjunta: dificilmente nos vemos, cada um tem sua própria vida”. A ex-esposa afirmou coisa parecida quando disse que o divórcio foi "civilizado" e que o casal "sempre se manterá próximo".

Putin andando a cavalo em 2007 / Crédito: Getty Images

 

Ainda segundo Lyudmila, o russo é um homem "completamente afogado no trabalho". Com o fim do casamento, começaram rumores sobre a vida amorosa do presidente. Seu porta-voz, porém, alegou que não havia espaço para outra pessoa na vida do ocupado estadista.

Dmitry Peskov disse à imprensa russa: "Basta uma olhada rápida na agenda de trabalho de Putin e é fácil perceber que não há espaço para relações familiares em sua vida. Ele está cheio de responsabilidades como chefe de Estado".

O casal teve duas filhas, mas não se sabe mais que seus nomes. Acredita-se que elas estejam por volta dos 30 anos e morem na Rússia. Mais que isso, no entanto, não é possível afirmar. São elas Katerina e Maria.

Em 2016, durante uma coletiva de imprensa, o presidente comentou sobre a extrema privacidade de suas filhas. "Eu nunca disse onde exatamente minhas filhas trabalham, o que elas fazem, e não pretendo fazê-lo agora por muitas razões, incluindo uma questão de segurança", afirmou. Segundo Putin, elas estão “simplesmente vivendo suas próprias vidas”.

Putin e Lyudmila Putina / Crédito: Getty Images

 

O jornal estadunidense The New York Times afirmou que “quanto mais ele governa a Rússia, mais tabu parece ser a discussão sobre sua família”. O veículo ainda chama os relacionamentos íntimos de Putin de “um segredo quase impenetrável”. E não é um exagero.

De acordo com o jornalista da BBC Famil Ismailov, isso pode acontecer devido a duas razões: uma pessoal e outra cultural. Por ser um homem muito reservado e também ex-agente da KGB, ele pode ter se acostumado a não falar sobre suas intimidades.

Além disso, culturalmente, o conservadorismo russo apresenta-se como uma face importante do presidente. Isso também pode ter influenciado o fato de Putin ser moderado na exposição de sua vida íntima.


+ Saiba mais sobre Putin por meio das obras a seguir:

O novo Czar: ascensão e reinado de Vladimir Putin, Steven Lee Myers (2018) - https://amzn.to/35X2oxy

As entrevistas de Putin, Oliver Stone (2017) - https://amzn.to/2TBxgAX

Todos os homens do Kremlin: Os bastidores do poder na Rússia de Vladimir Putin, Mikhail Zygar (2018) - https://amzn.to/30AAiqH

Putin : A face oculta do Czar, Masha Gessen (2012) - https://amzn.to/2NDsHTb

Inside the Mind of Vladimir Putin, Michel Eltchaninoff (2018) - https://amzn.to/38eYjWY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.