Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Os dias finais de dom Pedro I em 5 fatos

Deixando o trono brasileiro, o primeiro imperador do país viveu momentos intensos em Portugal

Penélope Coelho Publicado em 06/11/2020, às 07h00 - Atualizado em 08/09/2021, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Dom Pedro I em pintura - Wikimedia Commons
Pintura de Dom Pedro I em pintura - Wikimedia Commons

Nascido em 12 de outubro de 1798, Dom Pedro Ifoi uma figura impactante para a história do Brasil e também para Portugal. Em vida, o quarto filho do rei João VI de Portugal ficou conhecido por seu casamento conturbado com Leopoldina,  traições com Domitila de Castro e também pela postura de 'garanhão'.

Contudo, tudo mudou na vida de Dom Pedro I diante de sua abdicação ao trono do Brasil em 1831. Depois daquele ano, a trajetória do imperador foi acometida por altos e baixos, desde seu retorno para a Europa, lutas, perda de parentes e a chegada de uma doença que levou ao seu fim.

Pensando nisso, separamos 5 fatos que antecederam a morte de Dom Pedro I.

Famosa pintura de Dom Pedro I / Crédito: Wikimedia Commons

1. Guerra 

Após retornar para Portugal, em 1832 Dom Pedro I se envolveu na chamada Guerra Civil Portuguesa. Na ocasião, ele não conseguiu unir o apoio dos países vizinhos, por isso, teve que abandonar sua esposa e filhos e partir a fim de comandar suas próprias tropas.

Sabe-se que o exército de Pedro I, por sua vez, não era considerado como um primor militar, composto em sua maioria por estrangeiros, voluntários e alguns mercenários. Já as tropas inimigas, contavam com uma grande vantagem numérica.


2. Notícia arrasadora

Enquanto organizava seu exército e pensava nas táticas militares que seriam usadas nas batalhas durante a guerra, Dom Pedro I recebeu a triste notícia de que sua filha Paulaestava gravemente doente. Historiadores afirmam que o mais provável é que ela tenha contraído uma meningite. Após passar por vários tratamentos caseiros, a princesa não resistiu e morreu.


3. Virada 

Apesar do luto, a guerra continuava. Após diversas derrotas, Pedro I optou por dividir suas tropas com o objetivo de conquistar mais territórios. A manobra foi arriscada, mas funcionou.

Mesmo assim, o conflito ainda estava equilibrado forçando o homem a formar uma aliança com os exércitos espanhóis em troca de um acordo de paz. Após isso, às forças do então imperador de Portugal conseguiram recuperar o país, e em 1834 o embate terminou.


4. A doença

Acredita-se que ao longo de sua vida, o homem teve uma boa saúde no geral, contudo, a guerra o atingiu em níveis alarmantes. Com imunidade baixa, Dom Pedro I foi acometido pela tuberculose, doença que até então não tinha cura.

Foi nesse momento de sua vida que o português notou seu estado de saúde se deteriorar como nunca. Entretanto, meses antes de seu melancólico fim, adoentado em uma cama, ele deixou sua última marca: uma carta aberta aos brasileiros.

Ilustração que representa o momento da morte de Dom Pedro I / Crédito: Wikimedia Commons

5. Suspiro final

Segundo a obra Bizarrices no Brasil I: A Política, de Márcio José Silvia, em 10 de setembro de 1834, já em seus últimos momentos de vida, Dom Pedro I escreveu uma carta para o Brasil, onde pedia pelo fim da escravidão: “É um mal, e um ataque contra os direitos e dignidade da espécie humana. É um câncer que devora a moralidade”, escreveu.

Em 24 de setembro daquele mesmo ano, ele não resistiu à doença e morreu. Pedro I pediu para que seu coração fosse sepultado na Igreja da Lapa, localizada em Porto. O resto de seu corpo, no entanto, foi enterrado na capital Lisboa.


++Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon Brasil:

O Coração do Rei: A vida de dom Pedro I, de Iza Salles (2019) - https://amzn.to/2wi3sAa

Independência e Morte. Política e Guerra na Emancipação do Brasil, de Helio Franchini Neto (2019) - https://amzn.to/3e6dINg

Diga ao povo que fico: os antecedentes da independência, de Marcelo França de Oliveira (2018) - https://amzn.to/39QuWuy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W