Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Egito Antigo

Busto de Nefertiti: uma das mais impressionantes descobertas arqueológicas do século 20

Icônico símbolo do Egito Antigo, a relíquia de 50 cm de altura é de grande beleza apesar de estar inacabada

André Nogueira Publicado em 18/09/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O importante busto da rainha - Getty Images
O importante busto da rainha - Getty Images

Em 1912, durante a era das expedições europeias no Oriente Médio, uma equipe de arqueólogos alemães liderados por Ludwig Borchardt encontrou um sítio em Tell el-Amarna (Akhetaton) que ficou conhecido como Ateliê Tutmés. Lá, foi descoberto um dos artefatos mais icônicos do Antigo Egito: o busto de Nefertiti.

Este objeto foi levado para a Alemanha, onde foi conservado em diversas localidades diferentes antes de chegar no Neues Museum, onde está hoje, apesar dos diversos processos que tentam repatriar o documento de cultura material.

O busto é uma escultura da rainha egípcia feita em calcário, e possui 3.400 anos de idade. Acredita-se que o objeto é obra de um escultor de nome Tutmés, como o faraó do Novo Reino, próximo a 1345 a.C.

Busto em exposição na Alemanha / Crédito: Getty Images

Nefertiti era esposa do então faraó Akhenaton, o famoso rei egípcio que tentou implantar o henoteísmo de Aton. Reconhecida como uma das figuras mais icônicas da Antiguidade, a rainha era referência e teve grande importância em sua época.

Boa parte das informações sobre seu papel desapareceu das Crônicas de Amarna (um dos principais documentos da época) e muitos acreditam que isso ocorreu como queima de arquivos depois que Nefertiti deixou o trono - muitos acreditam que haveria comandado o Egito após a morte do marido.

O busto de Nefertiti / Crédito: Getty Images

Os alemães consideram o busto de Nefertiti um símbolo cultural de Berlim e de suas posses arqueológicas. Ao mesmo tempo, a imagem do objeto é uma das principais referências visuais que o mundo tem sobre a Antiguidade egípcia.

Há ainda suspeitas de que o artefato é falsificado. Ressaltando que o busto não possui qualquer inscrição ou marca de identificação, o que é incomum no mundo faraônico. Entretanto, existem poucos estudos contundentes que realmente confirmam essa teoria.


+Saiba mais sobre Nefertiti e Egito Antigo através dos livros abaixo

Nefertiti, Anna Cristina Ferreira de Souza (2012) link - https://amzn.to/34wpJGf

Nefertiti, Michelle Moran (2009) link - https://amzn.to/2XXbbgy

História do Egito Antigo, Nicolas Grimal (2012) link - https://amzn.to/33tNZHV

Antigo Egito, Glen Johnstone (2007) link - https://amzn.to/2qLewDo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W