Matérias » Reino Unido

Há 119 anos, morria a rainha Vitória, encerrando o recorde de monarca a mais tempo no trono britânico

O eterno símbolo do imperialismo britânico tem um legado que sobrevive até os dias atuais

Daniela Bazi Publicado em 22/01/2020, às 08h00

A rainha Vitória, em pintura oficial
A rainha Vitória, em pintura oficial - Wikimedia Commons

Neste dia, em 1901, morria a rainha Vitória do Reino Unido, aos 81 anos de idade. A monarca faleceu na Osborne House, na Ilha de Wight, onde estava desde o natal do ano anterior, e não conseguiu voltar ao Palácio de Buckingham devido a sua condição de saúde.

Vitória sofria de um reumatismo nas pernas que a impedia de andar, além de estar com a visão debilitada após contrair catarata. A rainha passou a se sentir muito fraca durante seus últimos dias. Escreveu em seu diário que estava frequentemente "sonolenta, tonta [e] confusa".

No momento exaro de seu óbito, a monarca estava acompanhada de seu filho mais velho e futuro rei, Edward VII, e seu neto, o imperador alemão William II. Vitória já havia planejado seu funeral em 1897. Ela exigiu que uma tradição militar fosse seguida, por ser filha de um soldado e chefe do exército, e que todos utilizassem branco, e não preto.

Cortejo durante o funeral da rainha Vitória / Crédito: Getty Images

 

A rainha quebrou o recorde de monarca a mais tempo no trono britânico, com 63 anos de reinado, e foi enterrada com vestimentas brancas com seu véu de casamento, e acompanhada de fotos e objetos de sua família e criados.

O funeral da rainha ocorreu no dia 2 de fevereiro de 1901, na Capela de São Jorge, localizada dentro do Castelo de Windsor, e se estendeu por dois dias. Em seguida, ela foi enterrada ao lado de seu marido, o príncipe Albert, no Mausoléu de Frogmore, no Grande Parque de Windsor.  


+Saiba mais sobre a Era Vitoriana através de grandes obras:

A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) — https://amzn.to/2NLy4Ae

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) — https://amzn.to/2NMzKJP

História Concisa da Grã-Bretanha, de W. A. Speck (2013) — https://amzn.to/33FeKdj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.