Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Há 13 anos, Lula era reeleito presidente do Brasil

Disputando as eleições contra Geraldo Alckmin, o petista venceu com quase 61% dos votos válidos

Isabela Barreiros Publicado em 29/10/2019, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images
Getty Images

No dia 29 de outubro de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), foi reeleito presidente da república. Com quase 61% dos votos válidos, o petista recebeu 58.295.042 votos contra 37.543.178 registrados para seu opositor Geraldo Alckmin.

Naquele ano, Lula detinha o recorde de avaliações positivas para o cargo. Em uma pesquisa feita pelo Datafolha, divulgada em outubro de 2006, 53% dos entrevistados classificavam a gestão do presidente como boa ou ótima. O número dos que consideravam regular era de 31% e apenas 15% achava o governo péssimo.

O contexto da reeleição é o de melhorias na vida da população mais pobre do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 39 milhões de brasileiros foram beneficiados pelos programas de transferência de renda do primeiro mandato do petista.

[Colocar ALT]
Crédito: Getty Images

A economia brasileira também cresceu no período — 3,5% aproximadamente. Além disso, 6 milhões de empregos foram gerados e o índice de pobreza no país caiu 19%.

Lula foi candidato à presidência do Brasil pela primeira vez em 1989 contra Fernando Collor de Mello. Essa foi a primeira eleição direta após os longos anos da ditadura militar que foram seguidos pelo empossamento de José Sarney, após a morte de Tancredo Neves, em 1985.

Em 1994 e 1998, o líder do Partido dos Trabalhadores se candidatou novamente, mas perdeu ambas as vezes para Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Foi em 2002 que ele fez uma aliança com o PL, PCdoB, PCB e PMN, derrotando, assim, o tucano José Serra. Lula também teve como candidato à vice o empresário José Alencar.


Saiba mais sobre a vida e a trajetória do político brasileiro através dos livros a seguir:

A verdade vencerá: O povo sabe por que me condenam, Luiz Inácio Lula da Silva (2018) - https://amzn.to/2Wox3R6

Além do PT, Fabio Luis Barbosa dos Santos (2017) - https://amzn.to/339ARIo

O Caso Lula: A Luta Pela Afirmação dos Direitos Fundamentais no Brasil, Alvaro Augusto Ribeiro Costa (2016) - https://amzn.to/2q3XkrI

Os sentidos do lulismo: Reforma gradual e pacto conservador, André Singer (2012) - https://amzn.to/2BVdWVy

Lula: Do Brasil, Richard Bourne (2009) - https://amzn.to/2PpLBP4