Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Há 140 anos, morria o temido pistoleiro Billy The Kid

Conheça a vida do criminoso que aterrorizou o Velho Oeste a partir de 5 curiosidades intrigantes

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 14/07/2021, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do pistoleiro Billy The Kid - Domínio Público, via Wikimedia Commons
Retrato do pistoleiro Billy The Kid - Domínio Público, via Wikimedia Commons

Antes de se tornar pistoleiro e ladrão de gado e cavalos, o estadunidense Billy The Kid participou na Guerra do Condado de Lincoln, no Novo México. Todavia, o rapaz ficou marcado na História devido aos seus crimes. 

Nascido em 23 de novembro de 1859, em Nova York, Estados Unidos, seu nome verdadeiro era Henry McCarty. Já o pseudonimo William Bonney, foi utilizado pelo criminoso para esconder sua real identidade.

Aos 21 anos de idade, o perigoso pistoleiro foi baleado pelo policial Pat Garret durante um confronto em Fort Summer. Na ocasião, o homem estava escondido em um rancho, quando foi surpreendido e morto, no dia 14 de julho de 1881. 

Com base nos fatos emblemáticos por trás da vida do criminoso, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre sua história

Confira abaixo:

1. Origem do apelido

Billy (à esq.) no verão de 1878 / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

De acordo com o portal UOL, o apelido Billy The Kid (Billy o 'garoto', em tradução livre) surgiu devido a sua idade quando entrou para o mundo do crime. Acredita-se que ele tenha iniciado muito jovem, antes mesmo de completar 18 anos.


2. A vingança 

Após a morte de seu bem-feitor, John Tunstall, durante uma disputa por terras, Billy The Kid teria ficado furioso e jurado vingança. Segundo o UOL, após o fatídico episódio, ele teria se envolvido em um roubo e assassinato durante uma fuga, resultando na execução de dois delegados. 


3. A lenda por trás dos assassinatos 

Embora o criminoso tenha sido executado muito jovem, seu histórico criminoso acumula algumas mortes. Conforme o UOL, estima-se que ele tenha matado pelo menos quatro pessoas sozinho e participado de outros assassinatos. Além disso, há rumores — que nunca foram comprovados — de que ele teria matado 21 pessoas, ou seja, o mesmo número que tinha quando foi capturado e morto pelas autoridades. 


4. O primeiro homicídio

Acredita-se que a primeira vítima do pistoleiro foi Frank Cahill, um ferreiro que teria se envolvido em uma briga de bar com o criminoso. Diante da situação, Billy The Kid atirou no abdômen do homem. Em seguida, para não ser capturado, ele teria fugido, escapando da polícia do Velho Oeste.


5. Teorias sobre sua morte 

Embora a teoria mais aceita seja a de que o criminoso tenha sido morto por Pat Garret, durante uma emboscada, alguns historiadores defendem a ideia de que ele não morreu naquele confronto. Conforme o UOL, alguns especialista defendem que Billy The Kid conseguiu fugir e, em seguida, assumiu uma nova identidade. 


+Saiba mais sobre o Velho Oeste por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O estranho oeste de Kane Blackmoon, de Duda Falcão (2019) - https://amzn.to/2XS4z58

Areia nos dentes, de Antônio Xerxenesky (2010) - https://amzn.to/3awa7ES

Assassinos da Lua das Flores, de David Grann (2018) - https://amzn.to/2RYMgYc

Oeste, de Carys Davies (2018) - https://amzn.to/2yyBS2r

Coleção Green Blood, de Masasumi Kakizaki (2016) - https://amzn.to/2VuF4Fy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W