Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Há 184 anos, primeira imagem da Lua era capturada

O dia 2 de janeiro de 1839 entrou para a história da fotografia mundial; entenda!

Penélope Coelho Publicado em 02/01/2022, às 09h00 - Atualizado às 09h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa da Lua - Pixabay
Imagem meramente ilustrativa da Lua - Pixabay

Há exatos 184 anos, no dia 2 de janeiro de 1839, o pintor e inventor francês Louis Jacques Mandé Daguerreentrava para história por conseguir o feito de registrar a primeira imagem fotográfica da Lua.

Neste data, o homem — que hoje em dia é considerado um dos pais da fotografia — realizou o registro do satélite natural através de um dos primeiros processos fotográficos, o daguerreótipo; inventando por ele próprio.

Retrato de Louis Jacques Mandé Daguerre / Crédito: Domínio Público

A invenção

De acordo com informações da Agência Brasil, a invenção criada pelo próprio Daguerre foi o primeiro equipamento fotográfico a ser anunciado e comercializado para o público. Seu funcionamento consiste na produção de uma imagem fotográfica sem negativo.

O aparelho funciona com uma placa de cobre revestida com prata, polida e sensibilizada a partir de vapores de iodo. Através de uma câmara escura, a imagem é capturada, sendo revelada por meio de vapores de mercúrio.

Imagem de um daguerreótipo / Crédito: Domínio Público

Para chegar neste resultado, o inventor francês precisou de muitas tentativas. Antes do equipamento em questão, Louis realizou um trabalho em parceria com outro inventor: Nicéphore Niépce, que produziu outro processo pioneiro da fotografia, a heliografia.

Após a morte de Niépce, Daguerre continuou realizando experimentos até que chegou ao resultado do daguerreótipo. Com o equipamento pronto, o francês apresentou sua criação para a Academia de Ciências de Paris e teve a invenção anunciada ao público. A patente foi comprada pelo governo francês e é apontada como o marco inicial da fotografia no mundo.

Captura da Lua

Para divulgar a sua invenção, o pintor teve a ideia de capturar uma imagem da Lua, sendo uma das primeiras realizadas pelo daguerreótipo. O registro feito por Louis Jacque também foi a primeira captura de uma imagem do nosso satélite natural. O retrato, contudo, infelizmente se perdeu com o tempo.

Alguns anos depois, em 1840, o cientista John W. Draper decidiu usar a técnica de Louis para tentar efetuar outro registro imagético da Lua. Na ocasião, o químico teve mais sucesso que Daguerre.

Segundo especialistas, para que a fotografia tivesse mais qualidade, o homem manteve o aparelho em direção à Lua por 20 minutos e ainda contou com a ajuda de um telescópio refletor de 13 polegadas. Por esses motivos, a foto tirada por John foi o primeiro registro imagético da astronomia que permaneceu.